"Pulsar Viana" - cultura, tradição e arte no Estação Viana Shopping

por: António Manuel Teixeira

O Estação Viana Shopping recebe, de 08 de Julho a 29 de Outubro, a iniciativa Pulsar Viana, onde cultura, a tradição e a arte de Viana de Castelo co-habitarão.

Durante quatro meses o Estação Viana Shopping será o coração de Viana do Castelo, o local onde tudo se passará, ao promover a iniciativa Pulsar Viana que pretende, em conjunto com a comunidade, promover a cultura da região. Fazem parte da iniciativa, exposições de arte e de trabalhos de artistas locais, de obras características da região, workshops de tradições locais e ainda promoção de actividades alusivas à saúde e bem-estar.

A iniciativa arranca no dia 08 de Julho com a Exposição Bordados do Minho, patente no Centro, até ao dia 24 de Julho. Estarão expostos nesta acção os afamados Lenços de Namorados de todos os concelhos Minho: Viana do Castelo, Braga, Barcelos, Vila Verde, Amares e Guimarães. A origem dos Lenços de Namorados, Lenços de Amor ou Lenços de Pedido, remonta ao século XVIII, sendo considerados um adereço de vestuário indispensável. Estes lenços são constituídos por um quadrado de linho ou de algodão, que a jovem apaixonada bordava a seu gosto, em relação ao rapaz a quem o oferecia, uma discreta e eterna declaração de amor. Actualmente são um ex-líbris do artesanato de toda a região do Minho.

A Filigrana, arte ancestral tão característica do Minho, que consiste em trabalhar metais através de fios desses materiais, está em destaque entre os dias 13 e 17 de Julho.

No dia 25 de Julho e, até ao dia 07 de Agosto, a fotografia ganha destaque no Centro, com a Exposição Ruralidades, da autoria de Luís Borges. O fotógrafo, apaixonado pelo Minho, convida a um passeio ao mundo das serras (Amarela, Soajo, Peneda) do planalto (Castro Laboreiro), e sob a sua objectiva visitar as gentes, as paisagens a fauna e flora desta região.

Ao longo da primeira quinzena de Agosto, Dina Maciel Costa natural de Viana do Castelo, expõe as ilustrações onde celebra o universo vianense, desde as épicas viagens dos pescadores da Faina Maior, até às garridas e pitorescas celebrações d´Agonia.

De 08 a 22 de Agosto, Luísa Manso expõe os seus trabalhos em 100% D´Arga, um projecto de curadoria sobre produtos portugueses produzidos localmente em espaços rurais, que pretende recuperar e desenvolver as tradições da Serra d'Arga (Alto Minho).

Ainda durante o mês de Agosto, entre os dias 16 e 31 decorre a Exposição de Pintura e Ilustração "Vidas do Norte", da autoria de Eduarda Novo.

No dia 17 de Setembro, será a vez da música, com a actuação do grupo Contraponto, composto por jovens cantores naturais de Viana do Castelo.

Entre os meses de Julho e Outubro, decorrem ainda, aos sábados um conjunto de workshops variados que visam ensinar os saberes da região do Minho, tais como bordados, tecelagem, mini-cabeçudos, gesso perfumado, sardinhas de cerâmica, pintura com motivo de azulejos portugueses ou personalização de cerâmicas.

José Duarte Glória, Director do Estação Viana Shopping, refere-se a esta iniciativa que "ao longo destes quatro meses, e em conjunto com a comunidade local, se torna um ponto de encontro de cultura, tradição e arte da região. O Pulsar Viana tem como objectivo enaltecer as principais características da região do Minho, através de um conjunto de iniciativas gratuitas, disponíveis a todos os visitantes do Centro".

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways