Galopim de Carvalho recebe Medalha de Mérito Científico

No último dia do mês, 30 de Junho, o cientista Galopim de Carvalho será homenageado com a medalha de Mérito Científico da Cidade de Lisboa, como reconhecimento do seu trabalho em prol da cidade

Será, pelas 18:30, do dia 30 de Junho que, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entregará ao cientista Galopim de Carvalho  a Medalha de Mérito Científico.

A Medalha de Mérito reconhece "pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos actos advenham assinaláveis benefícios para a cidade de Lisboa (...) melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte (...)".


António Marcos Galopim de Carvalho, nascido em Évora, em 1931, é professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e, enquanto membro do Departamento de Geologia da FCUL, desenvolveu amplo trabalho científico, pedagógico e de divulgação das especificidades geológicas do território português, sendo autor de 21 livros e mais de 200 trabalhos em revistas científicas.

O trabalho continuado que desenvolveu e a sua divulgação garantiu a defesa, preservação e divulgação do património geológico nacional.

Galopim de Carvalho foi ainda director do Museu Mineralógico e Geológico, entre 1983 a 1992 e do Museu Nacional de História Natural – MNHN, entre 1992 a 2003, comissariou várias exposições que muito contribuíram para a afirmação daqueles equipamentos museológicos e para a formação e sensibilização de novas gerações, sendo de destacar a célebre exposição "Os Dinossáurios regressam a Lisboa", de 1992, que contou com 360 mil visitantes em apenas onze semanas.

É também um dos fundadores, em Lisboa, da Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis, que vai já na sua 20.ª edição.

Fim do Ano

Fim do Ano

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade