Festival Sete Sóis Sete Luas, a cultura a passear em Portugal, noite e dia

por: Zita Ferreira Braga

O Festival Sete Sóis Sete Luas apresentou em Conferência de Imprensa realizada na Fundação Saramago a programação que irá decorrer de 24 de Junho a 09 de Setembro em Alfândega da Fé, Castelo Branco, Castro Verde, Elvas, Odemira, Oeiras, Pombal e Ponte de Sôr.

Desde 1993 que o Festival Sete Sóis Sete Luas luta pelo diálogo intercultural e a mobilidade dos artistas.
Deste modo será o guitarrista guineense Manecas Costa a abrir no Castelo de Pombal na sexta feira, a 24.ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas.

Ainda no Castelo de Pombal e no dia seguinte, actuarão, os Tejedor, grupo das Astúrias que utiliza gaitas de foles, para reproduzir temas do folclore tradicional e que, em 2003, foi galardoado com o prémio Urogallo de Bronze do Centro Asturiano de Madrid.

Marco Abbondanza, director do festival em entrevista ao Jornal Hardmusica salientou que o que se pretende é divulgar a cultura e divulgar "a beleza da diversidade cultural do mundo mediterrânico e lusófono".

"Além de ser, cada vez mais, um festival de originais, o Sete Sóis Sete Luas pretende ainda mostrar que o diálogo intercultural é possível" referindo a importância que esta edição do festival está a dar a Cabo Verde, onde se espera vir a ter centros do Sete Sóis em várias ilhas do arquipélago

O grupo maltês Tribali Music, a 07 de agosto, em Castelo Branco, o projeto Rythmes des 7Lunes, com músicos de Cabo Verde, Itália, Israel, Marrocos e Portugal, a 02 de Julho, em Ponte de Sor, a SantoAntão7Sóis.Band, a 30 de Julho, em Montargil (Ponte de Sor), e os franceses Les P'tits Bras, a 07 de Setembro, em Alfândega da Fé, contam-se entre os espectáculos musicais para Portugal.

Odemira e Castro Verde são outras das localidades onde se realizam concertos, com a primeira vila a acolher, entre outros, o grupo basco Korrontzi, a 10 de Setembro, e a segunda vila a receber, no mesmo dia, os Aiwa Band, de França.

Marco Abbondanza falou da Luasiberica Orkestra, que junta o ritmo do flamenco do cantor andaluz Juan Pinilla, aos fados portugueses tocados por Celina Piedade, no acordeão, e Ricardo Silva, na guitarra portuguesa.

Ana Lains, que actuará na cidade francesa de Frontignan a 23 Julho, Cuca Roseta, em Roma e Pontedera, em Itália, em Julho, Custódio Castelo, em Oristano, em Itália e na antiga praça-forte portuguesa de Mazagão, em El Jadida Marrocos, o italiano Mario Incudine, em Espanha, são alguns dos artistas que integram o programa desta edição do Sete Sóis Sete Luas.

O cartaz inclui ainda espectáculos de dança e exposições, salientando-se uma instalação de arte de rua, da italiana Alicè, a 02 de Julho, na zona histórica de Pombal.

Alicè é pintora e ilustradora, com incursões nos universos da instalação e da animação, e é da sua autoria o cartaz desta 24.ª edição do festival.

"Despertar os sentidos de todos aqueles que o acompanham" é também, segundo Marco Abbondanza, objectivo do festival que tem uma componente dedicada à gastronomia dos locais onde decorre.

Por isso, a organização convidou chefes de cozinha para dinamizar oficinas de trabalho de dois dias, nas quais os participantes irão aprender a confeccionar pratos tradicionais.
Perguntámos a Marco Abbondanza que apoios tem o Sete Sóis a nível do ministério da Cultura ou da antiga Secretaria de Estado.
"Nada, nunca aceitaram o nosso projecto. Esperemos mais sorte no próximo".

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways