Os CTT comemoram os 50 anos da mais importante exposição luso-brasileira, a Lubrapex, no próximo dia 26 de Abril com o lançamento de uma emissão filatélica evocativa.
O lançamento terá lugar na Câmara Municipal de Viana do Castelo, município que acolhe esta edição da exposição, pelas 21:30. Nesse mesmo dia, a exposição é inaugurada, mantendo-se aberta ao público até 01 de Maio.
A Lubrapex é a mais antiga exposição filatélica bilateral do mundo e tem como objectivo promover o estreitamento das relações de amizade entre operadores postais e coleccionadores dos países envolvidos: neste caso Portugal, Brasil e territórios de expressão oficial portuguesa.
Para a escolha dos selos recorreu-se à etnografia de cada país e território, procurando adornos pessoais e artesanais representativos de cada uma dessas culturas. Exemplo disso é o Coração de Filigrana de Viana, em homenagem à cidade que será anfitriã da Lubrapex 2016, Viana do Castelo.
Foi com a ajuda do Museu Nacional de Etnologia e através do seu espólio considerável que se recolheram algumas peças que se considera serem as mais adequadas para serem representadas em selos: para o Brasil uma coroa radial, para Angola um adorno do grupo cultural Mucubal, para Cabo Verde um colar em fibras vegetais e missangas, para a Guiné-Bissau, um adorno de costas em madeira, pele e algodão do grupo cultural Bljagós, para Macau um leque em madrepérola e papel pintado, para Moçambique um amuleto de caça em madeira pele e cordel, para São Tomé e Príncipe uma máscara de Gamalão, e por fim, para Timor-Leste um colar em fibra vegetal, fio de canutilho e algodão.
A Lubrapex realizou-se pela primeira vez em 1966, no Museu de Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro e, em 2016, no ano do cinquentenário, a sua realização é da responsabilidade dos CTT.
Esta emissão é composta por dois selos, um referente a Portugal e o outro ao Brasil, com o valor facial de 0,80€ cada um e uma tiragem de 115 000 exemplares também para cada um; e por uma folha miniatura com sete selos, cada um com o valor facial de 0,47€ e uma tiragem de 40 000 exemplares.
Os selos têm um formato de 40 X 30,6mm e o design esteve a cargo do AF Atelier. As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio no Porto, Zarco no Funchal, Antero de Quental em Ponta Delgada e Loja CTT Viana do Castelo.