Sergio Odeith escolhido para criar mural para a campanha da Microsoft

por: Zita Ferreira Braga

O graffiter português Sérgio Odeith foi o escolhido para criar um mural para a campanha global da Microsoft "Designed on Surface", uma  campanha que reune os murais criados em 17 cidades de 12 países e que representam o conceito "Do Great Things"



Lisboa, Berlim, Bruxelas, Madrid, Munique, Paris, Melbourne, Sidney, Hong Kong, Tóquio, Shibuya, Kuala Lumpur, Singapura, Taipé, Austin, Nova Iorque e Long Beach são as 17 cidades que em 12 países são palco da campanha global da Microsoft com o mote "Designed on Surface".

Em Lisboa o mural está pintado no conhecido Jardim do Torel, onde o graffiter Sérgio Odeith pintou Fernando Pessoa sentado na "Brasileira".

Resulta desta campanha uma colecção de peças que juntam arte urbana e tecnologia tendo sido criadas para a comunidade; no caso português a estes dois elementos juntam-se em Fernando Pessoa e Lisboa.

A campanha "Designed on Surface" já está em movimento e está disponível em http://www.surface.com/art, onde é possível conhecer todos os detalhes do projecto e explorar as histórias e ideias dos 12 artistas. Além disso, em cada semana estará um graffiter em destaque – Sérgio Odeith tem data marcada para 25 de Fevereiro.

Espalhados pelos quatro cantos do mundo, estes 17 murais têm em comum três elementos: fazerem parte da campanha global criada pela Microsoft para o lançamento do novo tablet Surface Pro 4 e de alguma forma retratarem o conceito "Do Great Things", que é também a assinatura do Windows 10, o mais recente sistema operativo da Microsoft – daí todos terem uma moldura azul, como o Windows.
A criatividade ficou a cargo dos 11 artistas locais, coordenados pelo graffiter Jasper Wong, fundador da comunidade Pow Wow e autor do mural de Nova Iorque.
E todos estes murais foram pintados com a ajuda de um Surface Pro 4, que garante a total mobilidade necessária à arte urbana e oferece as ferramentas indispensáveis ao processo criativo, onde o destaque vai para a caneta do Surface.

No caso de Fernando Pessoa graffitado no Jardim do Torel num muro de 6x10 metros, Odeith começou por fotografar com o Surface Pro 4 a conhecida estátua do poeta, criando depois o esboço a partir desta fotografia.

Além de Jasper Wong e Sérgio Odeith, considerado pelo movimento norte-americano "I support street art" um dos melhores graffiters do mundo, esta campanha reuniu nomes conhecidos da arte urbana como Persue, Wonderlust, Frankie Cihi, Ink e Clog.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways