Beja no cruzamento dos Caminhos de Santiago

por: Pedro de Sá

Para a topografia Beja e Santiago de Compostela estão separados por aproximadamente 680Kms, mas para a fé cristã, Beja e Compostela estão unidos pelos Caminhos de Santiago, caminhos milenares que conduzem a fé de peregrinos de toda a Península Ibérica até à venerada catedral de Santiago de Compostela.

No mapa de fé a Santiago encontra-se a via que liga Sevilha a Compostela, onde Beja é um ponto de intercepção que conquistou recentemente um justo protagonismo depois dos extensos trabalhos de restauro da igreja de Nossa Senhora ao Pé da Cruz, uma referência arquitectónica do barroco Alentejano localizada precisamente junto do histórico itinerário.

 

A abertura deste monumento ao público coincide com as Jornadas "Novas Perspectivas do Caminho de Santiago em Portugal e Espanha" que se vão realizar nos dias 6 e 7 de Novembro. Estas jornadas estão incluídas na programação de "Mostra España 2015" e pretendem abrir espaço a um diálogo entre Portugal e Espanha que crie condições ao desenvolvimento de um intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas em torno da realidade patrimonial, ambiental, religiosa e turística do Caminho de Santiago.

 

A conferência proferida pelo Professor José A. García de Cortázar sobre o Caminho de Santiago como itinerário dorsal da Europa e via de difusão de uma cultura comum, irá marcar a abertura destas jornadas. Estarão presentes, entre outros, o Deão-Presidente da Catedral de Santiago de Compostela, os altos responsáveis pelo Caminho de Santiago no âmbito do Governo de Espanha, dos Governos Autonómicos da Galiza, de Castela e Leão e do Principado das Astúrias, o Presidente da S. A. de Gestão do Caminho Jacobeu, o Presidente da Câmara Municipal de Beja e da CIMBAL, a Directora Regional de Cultura do Alentejo, o Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, presidentes das Associações de Amigos do Caminho, investigadores e professores universitários, a diversidade das participações destacam o alcance e a importância que esta iniciativa representa.

 

No dia 7 de Novembro pelas 21h30 a igreja de Santa Maria da Feira, matriz de Beja irá acolher a cerimónia de encerramento destas jornadas. A música será a protagonista deste encerramento através do concerto /anteprima /do Festival Terras sem Sombra, que será apresentado pelo Coro de Canto Gregoriano de España, dirigido por Ismael Fernández de la Cuesta. "Pelo Caminho de Santiago: De Beja a Compostela", será a reconstituição de uma missa tal como era cantada, a partir do século XIII, em igrejas situadas ao longo do Caminho.

 

Declarado pela UNESCO Património da Humanidade, em França e Espanha, o vasto conjunto de itinerários de peregrinação que tem por meta Santiago de Compostela assume cada vez mais importância económica e social ao longo dos territórios que atravessa. Para muitas regiões que lutam contra o avanço da desertificação, como sucede frequentemente com o interior do nosso país, ele simboliza um sopro de vida.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade