Guilherme Cossoul festeja 130 anos de actividade cultural

por: Zita Ferreira Braga

A Cossoul foi fundada a 07 de Setembro de 1885 por 47 amadores de música e admiradores de Guilherme Cossoul, compositor e violoncelista português do século XIX

A Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul é uma instituição sem fins lucrativos fundadada em 1885 e dedicada à produção e divulgação cultural.

A instituição foi fundada em Lisboa por um grupo de músicos amadores, e ocupa um lugar de importante na história das primeiras colectividades de cultura e recreio que, inspiradas nos ideais republicanos, impulsionaram o ensino e a instrução, desenvolvendo um trabalho, orientado para a criação de uma dinâmica associativa cultural.

Desde a sua fundação que deu forma a inúmeros  projectos de formação, instrução, animação cultural, social e desportiva, desempenhando um importante papel na formação artística em teatro, dança, criação literária e ainda na divulgação de novos talentos.

O programa de actividades da Cossoul contempla actualmente o teatro (privilegiando a apresentação de autores portugueses e a integração de jovens actores), a literatura (essencialmente através da edição e divulgação de primeiras obras de autores lusófonos), as artes visuais (facultando espaços para criadores de várias gerações exporem os seus trabalhos), a música (promoção de concertos, divulgação de propostas musicais alternativas, espaço para ensaios) e o cinema (realização e exibição de filmes em suporte vídeo).

A Cossoul conta ainda com um espaço de Bar/Restaurante com uma programação abrangente (concertos de música, recitais, stand-up comedy, concursos de Quiz).

Desde Setembro de 2014, a Cossoul conta também com duas novas vertentes culturais: a Livraria (Sr Teste e Ennui), e a Escola de Música Cossoul, que se vieram juntar aos já existentes Grupo de Teatro AltaCena e Edições Artefacto.

Saliente-se que das escolas da Gulherme Cossoul sairam nomes como Raul Solnado, Jacinto Ramos, Glicínia Quartin, Alina Vaz, Artur Semedo, Carlos Avillez, Rogério Paulo e mais recentemente Pépé Rapazote e Manuel Marques

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade