NorteShopping lança Concurso de Arte Performativa para o Silo-Espaço Cultural

por: António Manuel Teixeira

"A Performance e o Público" é o mote que o NorteShopping lança, no âmbito da Política de Arte Pública da Sonae Sierra, a todos os Artistas Plásticos e/ou Digitais, Designers e Arquitetos que queiram até dia 15 de Novembro, e através do Concurso de Arte Performativa, desenvolver uma solução criativa e inovadora, ao nível da intervenção artística e performativa que realce a presença do Silo-Espaço Cultural, enquanto Galeria de Arte, no interior do Centro e interaja com o público.


O âmbito deste concurso consiste em receber propostas criativas e inovadoras que coloquem o Silo-Espaço Cultural no mapa do NorteShopping e que consigam, através de um objecto de Arte Pública em permanência e de Arte Performativa, estimular a atenção de todos para este espaço cultural que, ao longo de várias décadas, tem sido palco de várias iniciativas culturais de relevo.

O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping é um polo de dinamização e intervenção cultural que visa apoiar o desenvolvimento da Arte e cujo trabalho, ao longo dos seus 16 anos de existência, tem vindo a colmatar as fragilidades do panorama cultural e artístico, numa colaboração activa de construção de valores e de um património cultural identitário. Da autoria do Arquitecto Souto Moura, este espaço tem atraído, desde a sua inauguração em 1999 até hoje, a atenção de muitos visitantes e turistas.

O objectivo deste Concurso de Arte Performativa consiste em promover a criação de sinergias potenciadoras de inovação, envolvendo o NorteShopping, o Silo-Espaço Cultural e a comunidade de artistas que pretendam dar a conhecer a sua criatividade e competências nas áreas das Artes Plásticas, Digitais, Cénicas e Design, por via de elementos estáticos ou dinâmicos e com recurso a meios tradicionais ou tecnológicos. Os projectos apresentados devem ter uma estreita relação com o tema da edição - "A Performance e o Público" – e com a prática artística a que o tema se refere: Pintura, Escultura, Fotografia, Artes gráficas, Vídeo Arte, Arte digital, Teatro, Dança, Sonoplastia, entre outros.

Pretende-se assim, através deste Concurso, encontrar soluções inovadoras que permitam evidenciar a presença do Silo-Espaço Cultural no NorteShopping, incluindo um ou mais actos performativos que tenham o público como matéria-prima e o fluxo quotidiano do NorteShopping como centro de reflexão e o destinatário principal.

A proposta vencedora, que será apurada até 11 de Dezembro, deverá ser concretizada com o valor de 15 mil euros, o que incluí a remuneração do artista e de todos os recursos necessários à sua conceptualização, produção e implementação no corredor de acesso ao Silo - Espaço Cultural do NorteShopping. Poderão, ainda, ser atribuídas até duas menções honrosas, no valor de mil euros, no âmbito deste Concurso.

Podem participar neste Concurso todos os Artistas Plásticos e/ou Digitais, Designers e Arquitectos, incluindo estudantes universitários, que residam em território nacional. As candidaturas podem ser individuais ou em grupo, no máximo de uma candidatura por participante. Para mais informações e requisitos em termos de participação, os interessados deverão consultar o Regulamento do Concurso que se encontra disponível em www.norteshopping.pt/Silo.

O júri do Concurso será composto por João Fonseca, Diretor do NorteShopping, José Guilherme de Abreu, especialista em Arte Pública, Paulo Neves, Artista Plástico, José Garcia Miguel, Director Artístico de Teatro e, Nuno Sarmento, Curador/Galerista.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways