The Famous Fest encerrou com "Top Genius" e "Uma Nêspera no Cu"

por: António Manuel Teixeira

O The Famous Fest teve ontem o término da sua quinta edição e fê-lo da melhor forma com dois excelentes espectáculos: Top Genius e Uma Nêspera no Cu.

 

O The Famous Fest que durante os dias 25 e 26 de Setembro decorreu no LX Factory e Village Underground em Lisboa, despediu-se com muitas gargalhadas e com o público muito satisfeito com a qualidade dos espectáculos.

O Festival que proporciona o inesperado, encontros "quase" impossíveis de imaginar e talento a potes, teve ontem ao início da noite o espectáculo "Top Genius" com Vasco Palmeirim e Nuno Markl.

Ambos extremamente conhecidos pelo seu trabalho, mostraram ontem serem também dois entertainers de excelência e que para eles o humor é algo que sai com aparente naturalidade, a mesma com que o público soltou várias gargalhadas.

Entre piadas e algumas histórias do foro profissional e pessoal foram também interpretando alguns temas sobejamente conhecidos do público, mas com letras por si construídas e devidamente adaptadas. Artistas como Cars, Duo Ouro Negro, Paul McCartney e Steve Wonder ou José Cid viram temas seus adaptados a situações tão distintas como a Bola Nivea (muito usada na década de 80), candidatura de Figo à FIFA ou doenças respiratórias.

A interacção com o público foi equilibrada e servida na medida certa. Houve um trabalho de casa muito bem feito pelos dois artistas e um espectáculo de elevada qualidade apresentado, onde se apreciaram os "rabiscos" do Markl, muito bem conseguidos.


Manuel João Vieira levou ao Famous Fest "Boleros Sinceros" e convidou a fadista Gisela João e ainda Filipe Melo ao piano. Mais do que um concerto, mais do que uma jam session, mais do que uma reunião improvável.

"Desafiámos Manuel João Vieira a pensar num momento inesperado para o Festival: misturar a sua música livre com a voz de ouro de Gisela João e o piano mágico de Filipe Melo. Um espectáculo de música romântica ao reboque do bolero... Um desafio musical cuja ideia já é surpreendente. É um dos grandes eventos e surpresas deste The Famous Fest" esta era a proposta do Festival.

A prática trouxe um Manuel João Vieira sem chama, com pouca interacção, com pouco sentimento no que interpretava. Filipe Melo esteve muito bem ao piano mostrando bastante qualidade. Gisela João esteve poderosa. Com o seu ar de menina ao subir a palco, soltou a sua voz poderosa que recolheu muitos aplausos da assistência. Uma excelente ideia a participação de Gisela neste espectáculo.


A fechar a noite foi a vêz de "Uma nêspera no Cu", um projecto de Bruno Nogueira, Nuno Markl e Filipe Melo fazer rir do inicio ao fim o público que encheu o espaço onde se localizava o palco principal do festival. Tiveram como convidados: Teresa Guilherme, Daniel Oliveira, The Legendary Tigerman e Bonga.

Entre dilemas incrivelmente difíceis de acontecer, ligar a alguém a horas tardias numa espécie de apanhado mas sem poder dizer qual o real motivo pelo qual liga, e momentos musicais, dos músicos que os acompanharam, tudo foi motivo para rir, principalmente quando a linguagem era mais brejeira e com palavrões não possíveis de escrever aqui.

Teresa Gilherme e Daniel Oliveira mostraram-se enquadrados no que era pretendido e provocaram também eles bastantes gargalhadas. No plano musical Tigerman apenas efectuou um acorde e Bonga cantou dois dos seus hits acompanhado pelo público e fechando em beleza a quinta edição do The Famous Fest.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade