"Encontros da Imagem" arranca com "Opening Power Week"

por: Zita Ferreira Braga

A "Opening Power Week", que marca o início do festival internacional de fotografia "Encontros da Imagem", abrirá com exposições do trabalho de 25 fotógrafos internacionais dedicadas ao tema "Poder e Ilusão" em galerias, edifícios históricos e espaços alternativos.

No ano em que celebra a 25.ª edição, que decorre de 23 de Setembro a 02 de Novembro, o festival tem como objectivo a análise do poder e da ilusão através de vários ângulos de fotógrafos internacionalmente reconhecidos, "gerando um campo de criação dinâmica e social em que artistas, curadores, críticos e estudiosos exploram o que é isto de ter poder e o que é isto de iludir o poder que se tem, bem como a eterna questão de quem tem mais poder: o poder em si ou a ilusão que o transmite".


Um dos momentos altos dos "Encontros da Imagem" (EI) acontecerá já no sábado, na "Silver Nigth", no Theatro Circo, onde será anunciado o vencedor do Grande Prémio de Fotografia EI.


Além daquele galardão, a edição de 2015 dos EI conta ainda com o Prémio Descoberta, cujo vencedor será apurado entre as 400 candidaturas da Open Call, lançada em Abril, e da qual 15 foram seleccionadas para a exposição colectiva "Ilusion Lab of Happiness", a inaugurar no dia 23 de Setembro no Mosteiro de Tibães.


Os EI integram também o concurso #EIGROUNDCONTROL que, inspirado no álbum Space Oddity de David Bowie, lançou o desafio de fotografar tendo por base o tema "Poder & Ilusão" e a registar a fotografia no Instagram através da hashtag #eigroundcontrol.


A "Opening Power Week" marca o início do circuito inaugural do Festival Encontros da Imagem com "dezenas de acontecimentos e exposições", explica a organização, dos quais destaca a mostra "Novas Visões da Fotografia Chinesa: Poemas e Coleções", no Museu Nogueira da Silva, e que conta com trabalhos de Ren Hang, Lin Zhipeng e da coleção de Pierre Bessard.


Haverá ainda uma palestra de Phil Toledano sobre o seu trabalho "Maybe", onde o fotógrafo discutirá temas como os seus medos enquanto artista na procura da felicidade, poder, sucesso e beleza e partilhará pensamentos sobre o futuro e qual o papel dos artistas nos dias de hoje.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade