Julian Beever no Porto Gran Plaza

por: Zita Ferreira Braga
Julian Beever no Porto Gran PlazaDe 11 a 14 de Agosto, o renomado artista inglês de arte com giz, Julian Beever, estará no centro comercial Porto Gran Plaza para pintar ao vivo um desenho exclusivo tridimensional no chão da entrada exterior daquele shopping.

A presença do “Pavement Picasso”, como é internacionalmente conhecido, insere-se no âmbito do 2º Rasgão Cultural Porto Gran Plaza, iniciativa cultural que tem como objectivo dinamizar o centro comercial e a baixa portuense.

Durante quatro dias, Julian Beever irá criar um desenho tridimensional concebido especialmente para o Porto Gran Plaza, permitindo aos clientes, frequentadores e transeuntes observar a evolução do trabalho do artista britânico que expressa a sua arte através de uma técnica de projecção designada por “anamorfose”, que permite criar uma ilusão de óptica 3D quando a imagem é vista de determinado ângulo.

O desenho vai permitir uma grande interactividade com o público, como sublinha José Diogo Soveral, responsável de marketing do Porto Gran Plaza, optamos por uma imagem que permita criar uma envolvência com o público que nos visita dando-lhes a possibilidade de intervir no desenho.
Quem passar pela Rua Fernandes Tomás pode levar para casa uma divertida recordação desta iniciativa, uma vez que as pessoas são convidadas a tirar fotografias do momento em que estão a interagir com a criação de Julian Beever, isto é, o público mais do que fazer parte do próprio desenho, dá-lhe vida e de uma forma engraçada conclui. 
O desenho ficará disponível até quando as condições meteorológicas o permitirem.

Até ao próximo dia 5 de Setembro, o Porto Gran Plaza expõe uma selecção dos 20 melhores trabalhos de Julian Beever.
Desenhadas nas calçadas das mais variadas cidades europeias e americanas, as imagens são apresentadas em grande formato estando ainda legendadas com comentários do próprio autor que explica algumas curiosidades associadas a cada uma das criações.

“Rasgão Cultural Porto Gran Plaza”

O “Rasgão Cultural Porto Gran Plaza” é um projecto cultural criado pelo centro comercial que se destina a dinamizar o centro comercial e a baixa da cidade. A primeira edição da iniciativa arrancou em Março de 2009 e levou até aquele espaço da baixa portuense alguns dos mais mediáticos vultos da literatura portuguesa, entre os quais o escritor António Lobo Antunes.
Uma Feira do Livro, sessões de autógrafos e uma exposição fotográfica assinalaram a estreia desta “marca cultural” que procura abraçar as várias áreas da cultura, quer seja literatura, fotografia, música, teatro ou outras manifestações.
Queremos inovar nas propostas de animação que oferecemos ao nosso público, trazendo cá artistas, experiências, acontecimentos que surpreendam pela qualidade e pela diferenciação sublinha José Diogo Soveral.


PORTO GRAN PLAZA
Rua Fernandes Tomás, nº506/508,
4000-211 Porto
Horário: 10:00 às 22:00

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways