Divirta-se com a Astronomia no Festival dos Oceanos

por: Zita Ferreira Braga
Divirta-se com a Astronomia no Festival dos Oceanos

Visitar um museu à noite, observar os astros através de um telescópio ou ser surpreendido por um extraterrestre em pleno metro, são algumas das iniciativas gratuitas, que decorrem em Lisboa até dia 15 de Agosto, no âmbito do Festival dos Oceanos.

O Museu do Oriente, o Museu Colecção Berardo, o Forte do Bom Sucesso, o Panteão Nacional, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu do São Roque, o Museu da Água, o Museu da Marinha, o Metro e o Pavilhão do Conhecimento, abrem portas fora de horas, a 6 e 13 de Agosto, entre as 18:00 e a meia-noite, para proporcionar ao público uma perspectiva diferente dos espaços museológicos, através de programas culturais nocturnos que incluem conferências, exposições e observações dos astros.

Até 14 de Agosto, no Parque das Nações, é possível complementar o conhecimento sobre o Universo com observações directas de planetas, nebulosas, galáxias, estrelas e outros objectos celestes.
A actividade permite efectuar uma ronda guiada pelo céu, coordenada pelos astrónomos Mário Ramos e Carlos Bernardino, na qual se mostram algumas das constelações visíveis, sendo disponibilizados telescópios, lunetas e binóculos, a todos os participantes.
Ainda no Parque das Nações – no Oceanário de Lisboa e no Rossio dos Olivais, no espaço Cosmic Action –, estão patentes duas exposições, dedicadas ao tema que dá o mote a toda a programação da sexta edição do Festival dos Oceanos: o Ano Internacional da Astronomia.
No espaço Cosmic Action é, ainda, possível experimentar sensações galácticas num simulador espacial.

O Festival dos Oceanos, uma iniciativa do Turismo de Lisboa, continua a animar o Eixo Ribeirinho de Lisboa com múltiplas acções de animação de rua e das carruagens do metro, com a obra Planetário, de Carmello Giammello, que ilumina a Rua do Ouro, na Baixa, e com o Bus Festival dos Oceanos, um posto de informação itinerante sobre todo o evento.

No dia 15 de Agosto, 23:15, haverá um magnífico espectáculo piro-musical para assinalar o encerramento do Festival dos Oceanos, uma produção da Realizar, patrocinada pelo Continente e que conta com o apoio do Turismo de Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa, do Casino Lisboa, da GEUrbana, da Rádio Comercial e da Sociedade Portuguesa de Astronomia.

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways