Banif ajuda artistas a promover arte portuguesa na China

por: Zita Ferreira Braga
Banif ajuda artistas a promover arte portuguesa na ChinaPela primeira vez, seis artistas portugueses vão estar durante 30 dias na vila JiuXian onde se reunirá arte de todo o mundo

O Banif – Banco Internacional do Funchal associou-se ao Land Art e irá levar seis portugueses, durante 30 dias, a uma residência de artistas de todo o mundo na vila JiuXian, na China, onde será debatida a importância da arte de hoje e amanhã, o nosso mundo e o futuro do meio ambiente.
O Land Art chega pela primeira vez a Portugal com um conceito inovador, que consiste na criação de obras em diferentes suportes – escultura, pintura, fotografia, performance, vídeo-arte e multimédia, com vista à dinamização de um projecto à escala planetária, na vanguarda da sustentabilidade e na procura da biodiversidade.
A presença e apoio do Banif na área da Cultura enquadra-se no desenvolvimento da sua actividade e na materialização de empresa socialmente responsável.
Ao longo dos últimos anos, o Banif tem desenvolvido as mais diversas iniciativas neste campo, e continuará a reforçar a sua presença e interacção com a sociedade portuguesa e com as comunidades.
Os seis artistas portugueses irão juntar-se a artistas seleccionados de várias partes do mundo nesta residência durante 30 dias.
Alguns dos trabalhos desenvolvidos serão exibidos numa exposição colectiva em Portugal, enquanto os restantes trabalhos serão expostos no museu de JiuXian.
Estão confirmadas as presenças de figuras notáveis, como os fundadores do No Name Group (grupo do movimento contemporâneo chinês), o pianista Elisha Abashe (prodígio desde os 6 anos e neto do compositor russo Alexander Scriabin) e Frederic Coustols (Design a Sustainable Tomorrow).

Poderão candidatar-se a esta residência apenas os artistas inscritos na artistlevel.org, em qualquer uma das categorias.
As candidaturas decorrem até ao dia 8 de Setembro. O tema dos trabalhos a apresentar é livre.
A selecção dos trabalhos será avaliada segundo o conceito, a técnica e estética seguido de uma entrevista ao artista.
O nome dos vencedores será anunciado no portal artistlevel.org até ao dia 16 de Outubro de 2009.
O Júri é composto por: Frederic Coustols, DaST; Gonçalo Leandro, WOA; Pedro Soares, Museu do Oriente, Teresa Santos, artistlevel.org, Dr. Joaquim Marques dos Santos, Presidente da Comissão Executiva – Banif; e ainda um representante da Fundação da Juventude.
( fonte organização)

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways