Colecção Berardo no Museu de Arte de São Paulo

por: Zita Ferreira Braga
Colecção Berardo no Museu de Arte de São Paulo

A Colecção Berardo integra a mais abrangente exposição de arte do calendário de comemorações do Ano da França no Brasil.

A mostra Arte na França 1860-1960: O Realismo reúne mais de cem obras-primas provenientes da Colecção Berardo, de museus franceses, como Musée d’Orsay, Musée Gustave Moreau, Musée de l’Orangerie e Musée Picasso, a par das 50 obras do próprio acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Esta exposição de seu nome "A Arte na França 1860-1960: O Realismo" estará patente naquele Museu de São Paulo até 30 de Junho.

A exposição que inclui cerca de trinta obras da Colecção Berardo - entre as quais se destacam artistas como Dali, Picasso, Max Ernst, Lurdes Castro e Martial Raysse - convida a um percurso por um século de arte produzida sob influência do realismo francês e levanta questões das diversas e contraditórias manifestações deste movimento artístico.

A exposição cobre o período desde que a arte produzida em França se afirmou e dominou o panorama cultural,  até ao momento de ascensão da arte americana.  
Estão incluídos trabalhos dos diversos movimentos e escolas, abordados sob a perspectiva do Realismo – os seus pontos de partida, versões e propostas. Nestes cem anos é possível perceber traços sucessivos de percepção do real: o tema desta exposição é a história desta interpretação, desfiguração e reconfiguração.
No conjunto estarão inseridas obras de Courbet, Miró, Dalí, Monet, Picasso, Manet, Van Gogh, Degas, Renoir e Cézanne, entre outros, além de brasileiros como Cândido Portinari, Pedro Alexandrino, Almeida Junior e Guignard.

A curadoria é do francês Eric Corne, comissário de diversas exposições apresentadas no Museu Berardo em Lisboa, entre outras importantes colaborações com o Instituto Valenciano de Arte Moderna e outras instituições de referência.
Serão abordados estilos compreendidos nos cem anos cobertos pela exposição, nomeadamente, as manifestações da nova figuração narrativa no começo da segunda metade do século XX - passando pelo impressionismo, naturalismo, expressionismo, cubismo, surrealismo, dadaísmo e neo-realismo.

A mostra é apresentada no Museu de Arte de São Paulo (MASP) de 15 de Maio a 30 de Junho e depois segue para o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre, onde fica patente de 13 de Julho a 30 de Agosto de 2009.

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways