A Arte de Rui Mamede em exposição

por: Zita Ferreira Braga
A Arte de Rui Mamede em exposiçãoRui Mamede tem conseguido manter a tradição do bordado em aventais e até mesmo tem tentado que o mesmo passe para o restante vestuário.

Deste modo de 19 de Maio a 7 de Junho, estará patente na Sala Zé Penicheiro do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, uma exposição de aventais da autoria de Rui Mamede.
Nascido em Quiaios em 1971, Rui Mamede meteu-se na grande aventura de levar por diante uma das tradições mais emblemáticas das mulheres da beira-mar, tradição essa já em vias de extinção: os aventais bordados.
 
Estas obras são verdadeiros testemunhos artísticos e sociais, de curvas irregulares, desenhadas com grande simplicidade, as formas e o movimento das ondas do mar.
 
Com exposições regulares em Cascais, tem sabido manter viva essa ligação ao passado, através do rigor e do empenho que põe nas suas obras, sempre bastante solicitadas por quem as admira.
 
Aliando a tradição ao gosto pelo bordado e no sentido de inovar, vai tentando integrar os bordados dos aventais em peças de vestuário actual, como vestidos, casacos, saias, entre outros.

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade