SPA cria Prémios Pró-Autor

por:
SPA cria Prémios Pró-AutorA Sociedade de Autores entrega pela primeira vez os Prémios Pró-Autor que entre outros distingue a Agência Lusa, o Edgar Canelas e o Armanado carvalheda que tanto têm feito pela música portuguesa, e a Fernanda de Freitas que dinamiza um programa inteligente na RTP2, entre outras personalidades como Vasco Granja, já desaparecido.

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) entrega este ano, pela primeira vez, no dia do Autor, 22 de Maio, os Prémios Pró-Autor, que distinguem 10 personalidades e instituições.
Segundo uma nota da SPA, a cooperativa decidiu criar estes Prémios “tendo em consideração que vários órgãos de informação, autores e apresentadores de programas, jornalistas e outros agentes culturais e comunicacionais divulgam regularmente e com reconhecida qualidade a actividade dos autores portugueses, bem como a problemática do Direito de Autor”.
Considera ainda a SPA, que os meios de comunicação social têm contribuído “para que exista uma maior sensibilidade da opinião pública relativamente a estes temas”.
Os distinguidos são Edgar Canelas, pelo programa “Alma Lusa” e Armando Carvalheda pelo programa “Viva a música” ambos da RDP Antena 1, a revista “Os meus livros”, e Luís Caetano pelos programas “Um Certo Olhar”, “A Forças das Coisas” e “Última Edição” da RDP Antena 2.
Irão também receber o prémio João Lopes, pela sua actividade como divulgador de cinema na rádio e na televisão, o Rádio Clube Português, Fernanda Freitas pelo programa que dirige na RTP2 “Sociedade Civil” – RTP2, e ainda o director do Museu Nacional do Teatro, José Carlos Alvarez Barreto.
O apresentador e divulgador de banda desenhada e cinema de animação, Vasco Granja, é distinguido a título póstumo.
No Dia do Autor Português serão também distinguidas 28 personalidades de várias áreas da cultura, entre elas, Alina Vaz, Nicolau Breyner, Vasco Graça Moura, Monique Rutler, Lopes Victor, António Chaínho, e será a entregue a Prémio de Consagração de Carreira.

(IS)

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade