28 personalidades de honra

por:
28 personalidades de honraA SPA entrega dia 22 de Maio 28 Medalhas de Honra a diversas personalidades da área da cultura, Alina Vaz, Vasco Graça Moura, António Chaínho e Orlando Dias Agudo são alguns dos distinguidos

Vinte e oito personalidades de diferentes áreas da Cultura são distinguidas dia 22, Dia do Autor Português, pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) com a Medalha de Honra, noticiou a agência Lusa.
"Esta é uma forma de homenagear os autores portugueses e a criatividade em diferentes áreas", explicou fonte da SPA que sublinhou que "a entrega e empenho de todos os distinguidos, sendo esta uma forma de reconhecimento por esse trabalho".
Na área do teatro são distinguidos, a actriz Alina Vaz, que este ano completa 50 anos de actividade teatral e que adaptou vários romances de autores portugueses para teatro radiofónico, e ainda Edgar Gonçalves Preto, autor de vários textos de revista, José Lopes de Almeida, o actor Nicolau Breyner, Norberto Barroca, e o estudiodso de teatro e biógrafo de Amália Rodrigues, Vítor Pavão dos Santos, que tem assiando figurimos de peças encenadas por La Feria.
Na área da música é distinguido o compositor e guitarrista José Fontes Rocha, autor de muitos fados e de arranjos musicais para Amália Rodrigues, com mais de 50 anos de carreira,para além de assinar várias músicas para o teatro de revista.
Recebem ainda a medalha o guitarrista e compositor António Chaínho, Eugénio Pepe, Fernando Ribeiro, o maestro José Atalaya, o poeta Lopes Vítor, autor de cerca de uam centena de fados, o cantor e compositor Paulo Alexandre que compôs música para "A Mensagem" de Fernando Pessoa e o maestro Sílvio Pleno.
Altino Tojal, Casimiro de Brito, recém saído da presidência da Associação Portuguesa de Escritores, Luísa Ducla Soares, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Mário Cláudio e Vasco Graça Moura são os escritores distinguidos.
Maria Gabriel é a única artista plástica galardoada, enquanto na área da rádio, televisão e cinema receberão a Medalha de Honra Helder Mendes, João Matos Silva, Manuel Jorge Veloso, a realizadora Monique Rutler, o locutor Orlando Dias Agudo e Rogério Ceitil.
No mesmo dia o cantor e compositor José Cid será distinguido com o Prémio Consagração de Carreira - http://www.hardmusica.pt/noticia_detalhe.php?cd_noticia=1760 -
A fadista Aldina Duarte encerrará a sessão que decorrerá na Galeria Carlos Paredes, na Rua Gonçalves Crespo, com a apresentação do seu mais recente álbum, "Mulheres ao espelho".

(EM)

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade