Câmara Municipal de Lisboa comemora Dia Mundial da Dança com almoço

por: Zita Ferreira Braga
Câmara Municipal de Lisboa comemora Dia Mundial da Dança com almoço

Assinalando o Dia Internacional da Dança, a Câmara Municipal de Lisboa promove, no dia 29 de Abril, pelas 13:00h, um almoço com instituições e personalidades ligadas ao universo da dança,com a presença do presidente da edilidade, António Costa, e a vereadora da Educação e Cultura, Rosalia Vargas.

Celebrado a 29 de Abril, por iniciativa do Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO, o Dia Internacional da Dança comemora o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado como o criador do ballet moderno e grande impulsionador da dança.

O objectivo é celebrar a dança e, sobretudo, chamar a atenção para a  importância desta expressão cultural que, ultrapassando barreiras políticas, étnicas e culturais, consegue unir as pessoas numa linguagem comum e universal, qual Torre de Babel,: a Dança.

Todos os anos uma mensagem de um coreógrafo ou bailarino é difundida por todo o mundo. Uma personalidade escolhida pelo Comité Internacional da Dança, em colaboração com o World Dance Alliance.

Este ano, 2009, o autor da mensagem é Akram Khan, aclamado dançarino e coreógrafo, que se transcreve em tradução livre:

 “Este dia muito especial, o Dia Internacional da Dança, é dedicado à única linguagem que todo o mundo pode falar, a linguagem intrínseca ao nosso corpo e à nossa alma, a linguagem dos nossos antepassados e dos nossos filhos.

Este dia é dedicado a todos os deuses, gurus e avós que alguma vez nos ensinaram e inspiraram.

A cada canção, impulso e momento que nos levaram a mover pela emoção.

É dedicado àquela pequena criança que sonha mover-se como a sua estrela.

E à mãe que diz “tu já consegues”.

Este dia é dedicado a todos, não importa o credo, cor ou cultura, que transforme as tradições do seu passado em histórias do presente e em sonhos sobre o futuro.

Este dia é dedicado à dança, à sua miríade de dialectos, ao seu imenso poder de expressão, de transformação, de unidade e de exultação”

Mídia

NULL

QATAR turismo

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade