Dia Mundial da Dança em Portugal

por: Frederico Santos Silva
Dia Mundial da Dança em Portugal

A exposição "Uma Carta Coreográfica" inaugurará simultaneamente em cerca de 200 municípios portugueses, a propósito do Dia Mundial da Dança, comemorado a 29 de Abril, estando patente até dia 31 de Maio.

A exposição encontra-se dividida em duas estações intituladas "O corpo como adivinha" e "A dança como fábula".

A primeira fala do corpo, a segunda do movimento do corpo.
Comissariada por Madalena Victorino, a exposição integra pintura, desenhos e, sobretudo, fotografias de autores portugueses e estrangeiros.

A iniciativa da Acção de Grande Envolvimento Nacional, comemorativa do Dia Mundial da Dança é levada a efeito pela Direcção-Geral das Artes, através do Programa Território Artes da Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura.
O programa estende-se, também, aos mais novos com uma "Pequena Carta Coreográfica", um desdobrável informativo que lhes permite brincar com o movimento da dança. Um "Jogo de 52 Cartas Coreográficas" também complementa a exposição, possibilitando cinco jogos diferentes a pessoas de todas as idades.

A Acção Nacional Movimento, Corpo, Dança decorrerá entre 29 de Abril e 31 de Maio de norte a sul de Portugal continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, integrando, além desta exposição, espectáculos, concursos e conferências, que contam com a participação de várias personalidades como bailarinos, coreógrafos, escritores, políticos, autarcas, professores, fotógrafos e compositores.

Consulte aqui o mapa dos municipios participantes.

As AGEN são dispositivos criados para a difusão das artes e para a formação de públicos. Através delas, o Ministério da Cultura procura reforçar a oferta cultural de proximidade em todos os municípios do país, envolvendo equipamentos de bairro, recintos culturais, escolas, equipamentos sociais e superfícies comerciais.

Criado em 1982, por iniciativa do Comité da Dança do Instituto Internacional do Teatro, o Dia Mundial da Dança celebra o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do ballet moderno e grande impulsionador da dança.

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade