Dance Beyond Borders na Escola Superior de Dança

por: Zita Ferreira Braga
Dance Beyond Borders na Escola Superior de DançaA Escola Superior de Dança tem em curso um projecto piloto, de seu nome Dance Beyond Borders-dbb, que pretende criar um programa extracurricular de estudos especialmente dirigido para jovens intépretes e criadores europeus.

Este projecto conta com o contributo de instituições, escolas e companhias de cinco países da União Europeia, que garantirão, nomeadamente, transmissão de conhecimentos, experiência e pontos de vista artísticos.

A par da Escola Superior de Dança, colaboram neste projecto organizações como a ArtEZ School of Dance, da Holanda, o DanceKiosk e a SharingArts e. V. Network for Arts in Movement, da Alemanha, a London Metropolitan University, do Reino Unido e a Retina Dance Company, da Bélgica.

O programa deste projecto educacional contempla quatro períodos de trabalho de duas semanas em cada cidade: Hamburgo, Lisboa, Londres e Antuérpia.

Entre 20 e 30 de Abril, os 12 intervenientes participarão em aulas de técnica de dança contemporânea, de edição musical e de improvisação.
Paralelamente desenvolverão, sob permanente supervisão de mentores, um trabalho de pesquisa com vista à criação duma obra a ser apresentada publicamente, durante o mês de Julho, na Alemanha, no âmbito do Festival DanceKiosk-Hamburg 2009.
No decorrer das semanas de trabalho em Lisboa haverá uma palestra e três espectáculos.
Maria José Fazenda e Gil Mendo falaram sobre ‘A dança portuguesa no pós 25 de Abril’, na quarta-feira, dia 22, pelas 17:00h.
Nesse mesmo dia, pelas 21:00h, foi apresentado 0º, de Teresa Ranieri. Finalmente, nos dias 29 e 30, também às 21:00h, os intervenientes no projecto dbb mostrarão as suas criações, ainda, como é óbvio, numa fase de construção.
Todos estes eventos terão lugar no ‘átrio’ da Escola Superior de Dança.

20 de Abril a 1 de Maio de 2009       
Laboratório dbb em Lisboa

Técnica de Dança Contemporânea com Amélia Bentes, Margarida Bettencourt e Vítor Garcia
Improvisação com Vítor Garcia
Edição musical com Isabel Duarte
Trabalhos criativos orientados por Francisco Pedro e Madalena Silva

Quarta-feira, dia 29 de Abril,
Quinta-feira, dia 30, no ‘átrio’

21:00h
Work in progress (apresentação dos trabalhos de criação em fase de desenvolvimento realizado pelos participantes no projecto dbb: Alexandre Achour, Anna Magdalena Bernhardt, Daisy Thompson, Dieter Defurne, Jasmiina Sipilä, Joana Manaças, Johanne Timm, Philipp van der Heijden, Rachel Birch-Lawson, Rita Omar, Saffy Setohy, Verena Kutschera)

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade