Galeria Municipal de Arte, no Barreiro, inaugura exposições

por: Frederico Santos Silva
Galeria Municipal de Arte, no Barreiro, inaugura exposiçõesInauguram a 18 de Abril, na Galeria Municipal de Arte, em simultâneo, as exposições de Pintura/Cerâmica de Xavier e Escultura de Margarida Santos. 

As mostras ficarão patentes ao público até 23 de Maio, de terça-feira a sábado das 14:00h às 20:00h (encerra segunda-feira, domingo e feriados).

Margarida Santos nasceu em Canelas, Vila Nova de Gaia em 1946. Possui a Licenciatura em Escultura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian; Orientadora Pedagógica da Direcção Geral do Ensino Básico; Orientadora da equipa pedagógica de Educação Visual da Telescola; Autora, apresentadora e colaboradora de programas culturais da Rádio Televisão Portuguesa; Directora Artística da Galeria da Praça, Porto; Professora efectiva no Ensino Oficial desde 1968.

É autora de obras públicas diversas na área da Escultura em bronze: bustos, retratos, relevos, troféus, múltiplos, medalhas, monumentos implantados no país e no estrangeiro; (nas obras de autor privilegia a figura humana), de programas radiofónicos e de artigos de opinião, crítica e crónicas na imprensa falada e escrita; de textos de crítica para catálogos de exposições

Expõe individualmente desde 1973, tendo realizado até ao presente trinta e seis exposições de escultura pintura e desenho no país e no estrangeiro, em galerias comerciais, espaços municipais e outros.

Expôs em grupo com outro artista, pintor e/ou escultor, oito vezes e participou em mais de duas centenas de exposições colectivas

Xavier nasceu em S. Tomé e Príncipe em 1947. Tem o Curso Complementar de Pintura em 1976 pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi bolseiro de S. Tomé e Príncipe em 1971/76.
Ilustrou livros didácticos para Angola em 1973. É professor na Escola E B 2.3. de Vilar de Andorinho (Vila Nova de Gaia).
Está representado em várias colecções particulares em Portugal e no estrangeiro, nas Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão e de Aveiro, Fundação Engº. António de Almeida, Grupo BCP, Grupo Totta, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física no Porto e Hotel Ipanema Park - Porto

Expõe intividualmente desde 1985, tendo realizado até ao presente oito exposições de pintura em galerias comerciais, espaços municipais e outros.

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade