"Rafael Bordalo Pinheiro da Caricatura á Cerâmica" no Sintra Museu

por: Zita Ferreira Braga

A Colecção Berardo orgulha-se de possuir um qualificado acervo de cerâmica das Caldas da Rainha, do chamado Período Arcaico ao Pós - Bordaliano.

Exposição a inaugurar no dia 17 de Abril 2009, às 20:00h
Comissário da exposição: Rui Afonso Santos (historiador)

É uma colecção que mostra o universo bordaliano em muitas das suas facetas não nos deixando esquecer a sua indissociabilidade da identidade das Caldas e também de nós próprios.
Esta exposição torna-se tanto mais pertinente quanto nos salta á memória as dificuldades financeiras que a Fábrica, legado de Bordalo, está a atravessar.

É uma apelo á salvaguarda de um património inestimavel e impossivel de recriar depois de perdido. É a nossa própria identidade cultural e artística que poderá perder uma parcela de si mesma.

A exposição “Rafael Bordalo Pinheiro da Caricatura à Cerâmica” está organizada em torno de um vasto núcleo de peças de cerâmica das Caldas da Rainha pertencentes à Colecção Berardo, com especial incidência num grupo de peças de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), em paralelo com desenhos de caricatura humorísticas do autor.

Organizada em parceria com o Museu Bordalo Pinheiro, de Lisboa, e a Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha, a exposição apresenta o “génio artístico” de Rafael Bordalo Pinheiro, figura marcante da cultura portuguesa da segunda metade do século XIX.
Uma parte significativa das cerca de 110 peças de cerâmica são provenientes do espólio Emanuel Araújo, figura destacada da cultura contemporânea brasileira.

Para além deste núcleo principal, a Colecção Berardo adquiriu um grande número de peças excepcionais que foram produzidas no final do século XIX e início do século XX pelos melhores ceramistas das Caldas da Rainha, incluindo peças de Rafael Bordalo Pinheiro e de Manuel Cipriano Gomes, conhecido pelo “Mafra” (1830-1905).

Nesta colecção, mostram-se peças de importância rara, de rigorosa expressão naturalista e figurativa, em excelente estado de conservação.
Quando Rafael Bordalo Pinheiro se fixa nas Caldas da Rainha, em 1884, funda com o seu irmão a “Fábrica de Faiança das Caldas da Rainha”, onde assume a direcção artística e faz das Caldas da Rainha um centro da cerâmica reconhecido internacionalmente.

Rafael Bordalo Pinheiro era um artista empreendedor e multifacetado que trilhou um percurso muito próprio, dedicando-se às artes gráficas, às artes plásticas, ao desenho de objectos, à decoração e à cerâmica, produzindo uma vasta obra que reflecte quase sempre de forma crítica, mas muito divertida, o quotidiano cultural, político e social da época em que viveu.

No que concerne a obra gráfica, foi inovador, desenvolvendo o desenho humorístico e o cartoon como expressão artística. Integrando o círculo de intelectuais e artistas que definiram a Geração de 70 e privando com personalidades dos diversos sectores de influência da sociedade oitocentista,
incluindo a própria Corte, Bordalo Pinheiro consegue, através da sua obra, mostrar um retrato fidedigno da sociedade de então. Consciente do poder e da força da imprensa, funda diversos periódicos, utilizando a caricatura como veículo para a defesa dos seus ideais.

Para além da inauguração da exposição “Rafael Bordalo Pinheiro – da Caricatura à Cerâmica”, será inaugurada, no mesmo dia, no Sintra Museu de Arte Moderna Colecção Berardo, o World Press Cartoon 2009 (5.ª edição), uma produção independente da World Press Cartoon, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

O objectivo é distinguir, expor, divulgar e premiar os melhores desenhos publicados na imprensa mundial ao longo de 2008.

Caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história de um “olhar” de um ano sobre o Mundo, visões de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam a actualidade com a força inigualável do humor.
As exposições estarão patentes ao público de 17 de Abril a 14 de Junho de 2009.

Visitas guiadas com o Comissário da exposição nos dias:
25 de Abril às 15:00h  
9 de Maio às 15:00h 
30 de Maio às 15:00h
Com marcação prévia, preço por participante 5€

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade