Duas galerias portuguesas e uma brasileira estão entre as 47 convidadas para a edição inaugural da MadridFoto, a primeira feira dedicada à fotografia em Madrid e que decorre na capital espanhola em Maio.
Segundo os organizadores, o certame pretende "mostrar a diversidade das expressões e tendências da fotografia contemporânea", respondendo ao que sentem ser "a procura de um mercado especializado de fotografia".
Para a edição de estreia deste ano foram convidadas a galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, de Lisboa, e a Galeria Mário Sequeira, de Braga, ambas com tradição de participação em feiras de arte contemporânea em Espanha.
A Luciana Brito Galeria, de São Paulo, completa a representação lusófona no certame, que surge depois de cidades como Paris ou Miami terem promovido, com significativo sucesso, feiras dedicadas exclusivamente à fotografia.
O calendário espanhol conta já com o importante festival PhotoEspanha e a fotografia tem vindo a assumir um lugar cada vez mais destacado na ARCO, mas os organizadores consideram que o mercado especializado quer mais.
Daí que um grupo de coleccionistas e empresários, à frente dos quais Enrique de Polanco, se tenha reunido para arrancar com a MadridFoto.
A direcção artística do certame está a cargo de Giulietta Speranza, comissária independente, que foi subdirectora artística da PhotoEspaña nas edições de 2005 e 2006 e colaboradora do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia durante sete anos.
O certame -- que decorre entre 07 e 10 de Maio - dirige-se a "um público heterogéneo", procurando "assentar as bases para um novo tipo de coleccionismo".