Teatro Aveirense vai investir 60 mil euros

por:
Teatro Aveirense vai investir 60 mil euros

O Teatro Aveirense vai investir 60 mil euros na programação de Abril, Maio e Junho, acolhendo vários espectáculos de música, dança, teatro e cinema, mas as apresentações no exterior ficaram limitadas por cortes orçamentais.

Segundo Maria da Luz Nolasco, directora-geral do Teatro Aveirense, a redução em 50 mil euros do apoio anual à programação pela Direcção-Geral das Artes "obriga a fazer acertos", mas não se reflecte na qualidade das actividades programadas para a casa de espectáculos.

"Faz falta esse dinheiro sobretudo porque com ele podíamos oferecer outros espectáculos fora de portas, que implicam mais custos", afirmou Luz Nolasco, na conferência de imprensa dada hoje para apresentar a programação do segundo trimestre.

Abril vai marcar o regresso do Festival de Arte Dramática de Aveiro "FADA II", sob a orientação de Cláudio Hochman, que inclui treze exercícios a partir de textos de Shakespeare.

Para os mais novos, o Teatro Aveirense vai proporcionar a ópera infantil "A Casinha de Chocolate", numa produção da Orquestra Filarmonia das Beiras com o Coro Infantil de Santa Joana.

A música assinala o 25 de Abril com o Festival de Música Aveirense, sob a direcção de Hugo Correia, em que vão marcar presença Lazy Lizard, Suoq, Nuno Costa Quinteto, Rui Pedro, Fadomorse + Bic, Icon Vadis, Quad Quartet e Jorge Cruz.

Em Maio, mês em que se assinalam as Festas do Município, O teatro vai oferecer o concerto "Companhia das Índias" de Rui Reininho, um tributo a Rudolph Nureyev na área da dança e "Os Tambores na Noite", produção do Teatro Nacional de S. João.

Junho trará ao palco do Aveirense os espectáculos "Silenciador", pelo Teatro Oficina, "Mona Lisa Show", de Pedro Gil e a "Conversa da Treta", com a dupla António Feio e José Pedro Gomes.

Será também tempo de música, com o concerto "Uma Autora 202 Canções", de Amélia Muge, e de educação ambiental com a "Pegada Ecológica", um projecto que envolve 13 escolas da região.

Ainda na música os "Fora de Horas" apresentam "Mikado Lab", "B Fachada" e "Peixe Avião", enquanto na dança Aveiro vai receber "Again From the Beginning", de Victor Roriz e Sofia Dias e no teatro a "stand up comedy" "Vis a Vis", de Félix Lozano.

No início do Verão, o Teatro Aveirense sai fora de portas. Pelas ruas e praças vão estar extensões do Festival Marionetas e Formas Animadas (FIMFA Lx9) e do "Sementes" , com a "Mostra de Artes para o Pequeno Público".

Ao longo do trimestre vão prosseguir os ciclos temáticos de cinema, uma tradição da casa, as oficinas de movimento criativo e outras propostas do serviço educativo, considerado estruturante da programação.

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade