Ambiente em debate na CulturGest

por: Zita Ferreira Braga
Ambiente em debate na CulturGestNos dias 7, 14, 21, e 28 de Abril realiza-se na CulturGest um ciclo de conferências sobre o tema "Um alerta para o Planeta".

Trata-se de uma iniciativa que pretende suscitar uma reflexão aprofundada sobre alguns dos temas determinantes do futuro da humanidade e do nosso planeta.

Grande Auditório, pelas 18:30h com entrada gratuita.

Este conjunto de conferências pretende suscitar uma reflexão aprofundada sobre alguns dos temas determinantes do futuro da humanidade e do nosso planeta. 

Foram convidadas personalidades que, pela importância das suas contribuições e das suas declarações, têm marcado o debate das questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
Ambiente, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e a sua ligação à Sociedade da Informação, Cidades pensadas como pólos agregadores para os seus habitantes, são temas de actualidade, pertinentes, e que correspondem a grandes preocupações do mundo actual.

7 de Abril

Alterações Climáticas, por António Gonçalves Henriques, Viriato Soromenho Marques e Nuno Lacasta.

António Gonçalves Henriques é Doutor em Engenharia Civil pelo IST, tendo desenvolvido a sua actividade profissional no domínio da hidráulica, recursos hídricos e ambiente, em actividades de consultadoria privada, de investigação aplicada e de ensino universitário.
Desde Maio de 2007 é Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente.

Viriato Soromenho Marques é professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Desde 1978 ligado à defesa do ambiente, foi presidente da Quercus, é membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente e membro do Grupo de Alto Nível que aconselha o Presidente da Comissão Europeia sobre Energia/Alterações Climáticas.

Nuno Lacasta é professor auxiliar convidado de Direito e Políticas de Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Trabalha temas ambientais desde há cerca de 16 anos, na Europa e nos EUA. Presentemente coordena a actividade do Governo em matéria de alterações climáticas, dirigindo o Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas.

14 de Abril

Direitos Humanos, por Silas Kpanan’Ayoung Siakor (Libéria) e João Ermida

Siakor denunciou os graves abusos de direitos humanos no seu país e o financiamento da guerra com o abate ilegal de árvores da maior floresta tropical da África Ocidental, contribuindo para o julgamento do ex-presidente da Libéria por crimes de guerra e contra a humanidade. Em 2006 recebeu o prestigiado Goldman Environmental Prize.

João Ermida, economista, trabalhou 20 anos no sector bancário, é autor do livro Verdade, Humildade e Solidariedade que estabelece uma nova forma de gerir recursos humanos nas organizações, com respeito pelos valores fundamentais.

21 de Abril

Desenvolvimento Sustentável e Sociedade da Informação por Roberto Carneiro e Jorge Portugal

Roberto Carneiro tem estado desde sempre ligado aos temas da educação. Dirige na Universidade Católica a licenciatura em Comunicação Digital e Interactiva. Preside ao Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Jorge Portugal, mestre em Engenharia Mecânica pelo IST, doutorando pelo mesmo Instituto, fundou uma das primeiras empresas de consultadoria em sistemas georeferenciados.
Colaborou com a UMIC Agência para a Sociedade do Conhecimento, na elaboração do plano para a sociedade da informação e com a UCMA, unidade de missão para a reforma administrativa na área das redes de distribuição de serviços públicos.
É consultor da Casa Civil do Presidente da República na área da Sociedade do Conhecimento e Inovação.

28 de Abril

Arquitectura Sustentável, por Li Hu (China)

Li Hu vive em Pequim e Nova Iorque, lidera algumas das mais emblemáticas construções da era moderna na China fazendo parte de Steven Holl Architects: Design Excellence end Green Innnovation.
Pretende fazer da construção urbana sustentável um modo de vida acessível para a maioria da população. 

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade