Eduardo Prado Coelho dá nome a Prémio Literário

por: Zita Ferreira Braga
Eduardo Prado Coelho dá nome a Prémio LiterárioA Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão instituíu o Prémio Nacional de Ensaio Literário Eduardo Prado Coelho numa homenagem ao professor universitário e ensaista desaparecido em 2007 e cujo espólio foi doado a Vila Nova de Famalicão.

Instalada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a Sala Eduardo Prado Coelho, aberta ao público há um ano, tem mais de 12.500 títulos – que se dividem entre livros (10.700 títulos) e revistas (1.800 exemplares) –  já  inventariados e acessíveis ao publico.

O colóquio, intitulado “Recordar Eduardo Prado Coelho: O Homem e as Palavras”, foi organizdo para  assinalar mais um aniversário do nascimento de Prado Coelho (nasceu a 29 de Março de 1944), e simultâneamente criar o Prémio com o seu nome.

Foram muitos os que quiseram participar neste colóquio recordando o Homem e as Palavras que por aí foi deixando na sua já conhecida forma de mordacidade cítica.

José Manuel Mendes, Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, Alexandra Prado Coelho e Maria Manuel Viana foram presenças nesta homenagem a um ensaísta, a um professor que deixou  um testemunho bem vasto de como entender, ver e ouvir a literatura.

A Biblioteca de Famalicão pediu, por outro lado, a vários amigos de Eduardo Prado Coelho "a escrita livre de um texto que funcione como testemunho e releve a personalidade do homenageado". E muitos foram os que corresponderam.

A Câmara Municipal de Famalicão tinha anunciado em Março de 2008, durante a inauguração da sala que acolhe os livros do escritor e professor universitário, a criação de um prémio literário com o seu nome.
O seu espólio literário abarca cerca de meia centena de temas, da filosofia à sociologia, do cinema à economia, do teatro à literatura.

"Vamos fazer desta biblioteca uma alavanca de acção cultural", revelou, na ocasião, o presidente da Câmara, Armindo Costa.

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade