Loures lançou a Bienal de Arte Jovens VaLoures 09

por: Zita Ferreira Braga
Loures lançou a Bienal de Arte Jovens VaLoures 09No passado dia 20 foi lançada, na Quinda do Conventinho, perto de Loures a Bienal de Arte Jovens VaLoures 09 e inaugurada a exposição de Leonel Moura.

Trata-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loures e a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva que pretende distinguir jovens artistas, no campo das Artes Plásticas, integrando diversas expressões estéticas e diferentes áreas artísticas, estimulando a criação e a inovação.

Com um bailado moderno com ligações musicais a outras eras, começou a festa que tinha como objectivo abrir a Bienal de Arte Jovens VaLoures, uma denominação bem escolhida diga-se de passagem, e que também inaugurava a exposição de Leonel Moura.

Na presença do Presidente da Câmara de Loures, Carlos Teixeira, Ricardo Leão, o vereador para a Juventude falou das propostas que a Câmara tem em linha de programação nesta área e "que pretendem pôr em marcha com a vontade  e a força que sempre lhes assiste".

De seguida Patrícia Bandarra do Gabinete Socio-Cultural da Câmara enumerou as regras de funcionamento do concurso e as expectativas que este certame suscita.

Este concurso destina-se a cidadãos de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal, com idade compreendida entre os 18 e os 35 anos e que tenham obras realizadas nas seguintes áreas artísticas: pintura, escultura, desenho, fotografia e videoarte.

Mais pormenores do regulamento, condições de inscrição e calendarização do concurso poderão ser consultados na Galeria Municipal Vieira da Silva, em qualquer GAJ e no site oficial da Câmara Municipal de Loures (www.cm-loures.pt)

Simultâneamente foi inaugurada a exposição Para Acabar de Vez com a História da Arte de Leonel Moura, artista recentemente nomeado Embaixador Português do Ano Europeu da Criatividade e Inovação.

Para Acabar de Vez com a História da Arte apresenta um conjunto de obras realizadas por robots a partir de pinturas de autores conhecidos (Andy Warhol, Frida Kahlo, Picasso, entre outros). A sobreposição dos traços pelos robots cria uma nova obra de arte onde se combinam o humano e o mecânico. Esta exposição ficará patente até ao dia 3 de Maio.

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade