Hemeroteca Municipal Digital promove publicações já esquecidas.

por: Zita Ferreira Braga
Hemeroteca Municipal Digital promove publicações já esquecidas.Uma das mais importantes revistas portuguesas, a Ilustração Portuguesa, publicada em Lisboa, semanalmente, estará este ano acessível integralmente na Hemeroteca Digital.

Ilustração Portuguesa.I Série(1903-1906) é a publicação que estará on-line de momento.

Neste mês, foi colocada em linha a primeira série da revista, que veio a lume de 9 de Novembro de 1903 a 12 de Fevereiro de 1906, totalizando 119 números.

Propriedade do jornal O Século, a Ilustração Portuguesa teve como editor, durante este período, José Joubert Chaves.
Apresentou fotografias de personalidades de vulto da cultura portuguesa (Eça de Queirós, Oliveira Martins, entre outros), e crónicas regulares de Rocha Martins, um dos principais colaboradores da revista.

Constitui sem dúvida um dos mais relevantes acervos do quotidiano do primeiro quartel do século XX, agora ao alcance de todos, aqui.

O que é a Hemeroteca?

A Hemeroteca Digital, sítio da Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML), tem por objectivo a construção duma biblioteca digital de jornais e revistas caídos em domínio público.

Com este projecto pretende-se criar um sítio de referência para a consulta em linha e difusão pública do universo fascinante da imprensa periódica portuguesa.

Estão disponiveis, através da Internet, em formato HTML e PDF, diversos títulos de publicações periódicas, com destaque para as colecções digitais de periódicos do fundo local e histórico, completadas com fichas históricas de apresentação dos jornais e revistas, raridades bibliográficas relacionadas com a imprensa escrita, e bibliografia de referência para o estudo e consulta do acervo bibliográfico da HML.

Estão ainda disponiveis outros recursos informativos, resultantes da actividade cultural e científica da biblioteca, bem como o acesso a serviços electrónicos, que simplificam muito o contacto do utilizador com a HML. 

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade