Faro alarga esplanadas e coloca balcões desmontáveis exteriores

por: Zita Ferreira Braga
Faro alarga esplanadas e coloca balcões desmontáveis exteriores
Divulgação

Esplanadas de estabelecimentos voltaram a poder reabrir, propondo uma ampliação sujeita a apresentação com cumprimento de condicionantes

Na sequência das medidas de levantamento do confinamento decretadas pelo Governo, o Município de Faro implementou várias medidas de apoio e incentivo aos comerciantes e lojistas do concelho.

Nesse sentido, as esplanadas já autorizadas pela autarquia podem entrar em funcionamento, a 18 de Maio, “com as dimensões anteriormente licenciadas, devendo ser cumprido o distanciamento de dois metros entre mesas”.

O Município prevê o “alargamento dos espaços previamente autorizados para as esplanadas até ao dobro da área anteriormente atribuída”,  um alargamento sem acréscimo de encargos, quando possível, e que respeitará “as medidas impostas de distanciamento social e permitir, simultaneamente”, permitindo deste modo um aumento da capacidade destes estabelecimentos comerciais.


Conseguir a ampliação depende da apresentação de proposta e “ao cumprimento de várias condicionantes, nomeadamente a estrita observação de normas referentes a acessibilidades e mobilidade, segurança, circulação do tráfego automóvel, acesso e circulação de veículos de emergência e socorro ou autorização dos proprietários dos edifícios que confinam directamente com essas áreas”.


Também o uso de máscara passa a ser obrigatório no interior dos vários estabelecimentos, bem como o distanciamento entre funcionários e clientes e a desinfeção das mãos na entrada e saída dos mesmos espaços.


Os estabelecimentos de comércio do concelho, em cujo interior não seja possível cumprir as medidas de distanciamento entre funcionários e clientes, poderão também excecionalmente solicitar a ocupação de via pública, de forma a poder ali colocar um balcão de venda, ou outro, do tipo loja POP-UP, desmontável e provisório.


Qualquer pedido de esclarecimento relativo a este assunto deverá ser tratado com o Serviço de Toponímia e Ocupação de Via Pública, do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Faro, preferencialmente por via electrónica, através do envio de comunicação para o endereço por telefone, através do contacto 289 870 870 ou presencialmente, mediante marcação prévia.


Paralelamente, a Câmara Municipal de Faro, em parceria com a Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro (Associação Comércio da Baixa), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA) e a Associação Cultural e Ativista da Baixa de Faro (OCAB), está a desenvolver um conjunto de iniciativas com o objectivo de devolver aos consumidores a confiança para frequentar o comércio tradicional e restauração do concelho.


Além de acompanhar o regresso à actividade, a autarquia vai disponibilizar a todos os estabelecimentos aderentes um equipamento com dispensador de gel desinfectante para uma correcta higienização das mãos.
Os interessados podem obter mais esclarecimentos através da Linha de Apoio Faro - Covid 19 (800 219 019).

Estas medidas temporárias de caráter excecional aplicam-se até dia 03 de Dezembro de 2020, sendo avaliada a eventual necessidade de renovação nessa data.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways