Manual de Boas Práticas da Turismo do Algarve

por: Zita Ferreira Braga

Este Manual além de outros elementos apresenta recomendações aos agentes turísticos

A Região de Turismo do Algarve (RTA) acaba de disponibilizar o Manual de Boas Práticas – Algarve Clean & Safe, um documento que integra um conjunto de recomendações direcionadas aos diversos agentes turísticos e que tem como objectivo reforçar “a segurança do destino e a confiança de turistas, trabalhadores do sector e residentes, perante o novo contexto resultante da situação epidemiológica COVID-19.”


Este manual, pioneiro entre os destinos turísticos nacionais, é sem dúvida de considerar sobretudo numa “altura em que o Governo acaba de anunciar a reabertura das praias para 06 de Junho” esperando-se deste modo uma gradual afluência de turistas ao Algarve.


O documento está estruturado por ramo de actividade (alojamento, restauração e similares, marinas e portos de recreio, concessões de praia, golfes, parques aquáticos, empresas de animação turística, parques de campismo e autocaravanismo, rent-a-car, agências de viagens, eventos).


Com orientações, elaboradas de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde e directrizes internacionais existentes, inserem-se regras para “procedimentos de limpeza e higienização, formação de colaboradores e informação a disponibilizar as turistas e visitantes.”


João Fernandes, presidente da RTA, salienta: “O Algarve está pronto para reiniciar a sua actividade turística. Tem sido determinante o empenho conjunto das autoridades nacionais e dos agentes públicos e privados do sector turístico da região para que tal aconteça. Este Manual é um exemplo de todos os esforços que temos vindo a levar a cabo. Esperamos que se torne uma referência para todos os que, diariamente, fazem com que sejamos o maior destino turístico do país e que terão agora desafios acrescidos”.

 E o dirigente continua referindo:

“Acolhemos com agrado as medidas apresentadas pelo Executivo para a reabertura das praias, um dos nossos ex-líbris, e queremos fazê-lo com toda a segurança e apelando ao sentido de responsabilidade e compreensão demonstrada por todos os cidadãos nestes tempos. Será altura de o Algarve voltar a oferecer os momentos de tranquilidade pelos quais, mais do que nunca, todos anseiam” conclui João Fernandes


O Manual de Boas Práticas – Algarve Clean & Safe foi elaborado com o contributo de entidades como o Turismo de Portugal; a ARAC - Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor; o CNIG - Conselho Nacional da Indústria do Golfe; a APPR - Associação Portuguesa de Portos de Recreio; a Marina de Vilamoura, SA - Vilamoura World; a Algarve Anima; a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; a Federação Portuguesa de Surf; a Associação Nacional de Surfistas; a Associação de Escolas de Surf da Costa Vicentina; e a Associação de Parques de Campismo do Alentejo e Algarve.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade