Indie Campers retoma actividade com política rigorosa de higiene e segurança

por: Zita Ferreira Braga

A portuguesa Indie Campers, uma empresa de aluguer de autocaravanas a nível europeu, está a preparar a retoma de actividades operacionais.



 Para as próximas semanas, a Indie Campers tenciona retomar as actividades em linha com o levantamento progressivo de restrições a nível nacional e europeu, adotando novas medidas rigorosas de higiene e segurança.

Reafirmando tais medidas, a empresa foi reconhecida com o selo “Estabelecimento Clean&Safe”, uma iniciativa do Turismo de Portugal, que é atribuído a “empresas do sector do Turismo que cumpram com as recomendações da Direção-Geral da Saúde para limitar a propagação do novo coronavírus”.


A Indie Campers desde o inicio de Março tem vindo a adoptar , passo a passo uma nova Política de Segurança e Limpeza Profunda, implementando um “sistema eficiente de check-in online com o objectivo de minimizar contacto humano no processo de levantamento e entrega do veículo, bem como a disponibilização de desinfectantes anti-bactérias em todos os armazéns e a obrigatoriedade de manutenção de uma distância mínima de dois metros entre staff e clientes”.

As medidas estão a ser aplicadas em todos os mais de 40 armazéns da empresa em toda a Europa.

No que se refere à limpeza profunda, a empresa adotou “uma política que consiste em três fases, de forma a minimizar o risco de contaminação: Limpeza Profunda, Limpeza Geral e Limpeza de Extras.

Fase 1: Limpeza Profunda. É realizada uma limpeza profunda com detergente desinfectante nos veículos para que o vírus não possa ser transmitido entre viajantes. É dada uma atenção especial a todas as superfícies que entram em contato frequente com os passageiros, tais como puxadores das portas, interruptores de luz e volante. O staff utiliza roupas de limpeza completas, incluindo máscara, luvas, viseiras e fato de corpo inteiro.

Fase 2: Limpeza Geral. Após o veículo ter sido completamente desinfectado, sucede o processo de limpeza geral, que cobre todo o veículo - por dentro e por fora.

Fase 3: Limpeza de Extras. A Política de Limpeza Profunda e Segurança também se aplica aos extras. Mesas, cadeiras, pranchas de surf e todos os extras são desinfectados e limpos antes de serem arrumados no veículo para a viagem seguinte. Os extras disponibilizados pela empresa terão uma fita envolvente - atestando o processo de desinfeção - que o cliente terá de remover quando pretender utilizá-los, uma solução similar à utilizada historicamente por cadeias hoteleiras à escala global.


Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers, faz uma análise da situação que se vive actualmente. "A adoção destas medidas vai ao encontro dos requisitos que acreditamos que cada vez mais se tornarão indispensáveis para a esmagadora maioria dos viajantes à escala global.
E continuando a sua explicação Numa altura em que o autocaravanismo tenderá felizmente a assumir-se cada vez mais como a opção mais segura e flexível de fazer turismo, em Portugal e em toda a Europa, queremos liderar o movimento através da definição e implementação de medidas fortíssimas e totalmente transparentes de higiene, limpeza e segurança.”

Mais informações sobre a Política de Limpeza Profunda e Segurança da Indie Campers podem ser encontradas aqui e um vídeo que demonstra o processo de limpeza pode ser acedido aqui.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade