No âmbito das Festas da Cidade Torres Vedras sugere Vinhos no Mercado

por: Zita Ferreira Braga

Lisboa é uma região vitivinícola muito particular no panorama nacional.


Anteriormente designada por Estremadura, foi no passado conotada com produções de grande volume, de vinho a granel e baixo preço e, por vezes, de qualidade dúbia. Nada mais errado.

Actualmente encontra-se entre as regiões mais dinâmicas no panorama nacional, com uma vitalidade invejável, reflectindo e fazendo reflectir novas ambições, que coincidiram com a mudança das respectivas designações. Entre os aspectos que mais se destacam conta-se, desde logo, a diversidade: de solos, terroirs, padrões climáticos e castas. A presença de castas autóctones é de assinalar, mas também é de realçar a forma descomplexada com que abordam e abraçam a inclusão de uma grande variedade de castas internacionais.

No ano em que Torres Vedras é a Cidade Europeia do Vinho, “a realização de um evento com estas características ajudará a afirmar ainda mais a força da região, no panorama vínico nacional”.

Deste modo, o evento que tem por nome “Vinhos no Mercado”, que dura três dias, apresenta uma montra privilegiada de alguns dos mais notáveis vinhos nacionais da Região de Lisboa, reforçando a notoriedade junto de público local e de outras zonas do país.


O evento inclui diariamente:

Provas de Vinhos: com a presença de produtores de vinhos da Região de Lisboa, com os respectivos vinhos em sistema de prova livre e aberta, para o público em geral, no Mercado Municipal de Torres Vedras.


Provas Comentadas: os vinhos presentes farão parte de uma master classe onde serão analisadas todas as especificidades dos vinhos da região. Serão realizadas três masterclasses no total, com o conceituado sommelier Sérgio Antunes;


Conversas sobre Vinho: actividade de cariz informal e descontraído, tendo por objectivo desmistificar a linguagem do vinho, esclarecer aspectos básicos que contribuam para uma correcta apreciação do vinho e fornecer conselhos úteis de aquisição de vinhos no quotidiano. As temáticas das Conversas sobre o Vinho deverão estar relacionadas com os vinhos da região;


Showcooking: realizados por 2 chefes de reconhecida valia, com a apresentação de sugestões gastronómicas onde sejam envolvidos produtos nobres da região.
Serão realizada duas sessões uma no sábado e outra no domingo. Os visitantes do evento poderão fazer inscrição gratuita nesta sessão.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade