Salvador Sobral aplaudido, de pé, na Assembleia da República

por: António Manuel Teixeira
Salvador Sobral aplaudido, de pé, na Assembleia da República
Mario Cruz/Lusa

A convite do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, Salvador e Luísa Sobral, estiveram no Parlamento.

À saída, Salvador voltou a dizer que espera que a sua vitória no Eurovisão "possa dar uma fatia um bocadito maior do Orçamento à Cultura, que tem sido bastante esquecida".

Antes de Kiev, já a agenda estava muito cheia, pois até tinha dito numa entrevista à RTP que "para mim o ter ganho o Festival da Canção já foi uma vitória", explicando que "marcaram muitos mais concertos".

Salvador Sobral recordou a importância de as rádios e televisões mostrarem música portuguesa e com muita emoção voltou amostrar a importância a experiência de ter conhecido, esta semana em Portugal, o músico brasileiro Caetano Veloso e terem partilhado admiração mútua.

Depois da Eurovisão a agenda de Salvador Sobral está esgotada, algo que não o espanta. Ou seja "depois daquela noite louca, estava à espera”. No entanto deixou uma mensagem para os empresários que compraram os espectáculos, "não sei se 'Amar pelos dois' fará parte do repertório".

 

Existe um novo projecto com um musico e compositor com quem costuma trabalhar, Júlio Resende: O Alexander Search. A banda tem na base a poesia de Fernando Pessoa que o poeta escreveu em inglês sob o heterónimo Alexander Search, criado quando ainda vivia na África de Sul. Do grupo musical, fazem parte ainda outros três músicos.

Os próprios membros da banda adotaram heterónimos. Salvador Sobral é Benjamin Cymbra. “Nunca serei o Salvador Sobral”, frisando o vencedor pedindo que respeitam esta escolha nos futuros concertos. “A música é boa, espero que gostem”, garantiu ainda. O primeiro álbum da banda será editado no próximo mês, no entanto já foi divulgado o single, “A Day of Sun”.

De recordar que esta é a primeira vez que a Assembleia da República vota por uma saudação a um músico., com um resultado "aprovado por unanimidade".

Com o salvador e Luísa Sobral estiveram também Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, Nuno Artur Silva, administrador da empresa estatal, e Carla Bugalho, chefe da delegação portuguesa.

A deputada Idália Serrão leu um texto onde os parlamentares afirmam ainda que, ao receber o Eurovisão em 2108, o país vai estar "certamente à altura da nossa tradição de bem receber e organizar estes grandes eventos".

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways