Web Summit: Artistas apelam aos participantes da cimeira que conheçam a sua luta

por: António Manuel Teixeira

Esta tarde os artistas da campanha “Fair Internet For Performers” desafiaram os participantes da Web Summit a juntarem-se à sua causa, numa iniciativa a decorrer no Pavilhão de Portugal.

 

Muitos dos ultilizadores das aplicações de música desconhecem que os artistas apenas ganham 100 euros quando as suas músicas são ouvidas gartuitamente no mínimo um milhão de vezes.

Esta campanha, que estamos a levar em primeira instância ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, é um primeiro passo para tornar a internet mais justa para os artistas”, afirmou Pedro Wallenstein, presidente da GDA - Gestão dos Direitos de Autor. “Em todo o mundo, os intermediários e as indústrias colocaram os consumidores entre si e os artistas, retirando a estes a quase totalidade da remuneração a que têm direito pela utilização das suas obras na internet. Portugal não é excepção”, frisou Wallenstein.

A “Fair Internet For Performers” divulga alguns números que mostra aquilo contra o qual protestam, onde referem como exemplo o mercado francês. Para que fique informado sobre o que realmente acontece, revelamos que por cada assinatura mensal de 10 euros numa plataforma de música, a indústria recebe mais de 65%, os impostos cerca de 20%, os autores 10%, no entanto os artistas que a tocam e cantam recebem menos de 5% da receita, como foi revelado pela GDA.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways