Dia 10 de Março foi inaugurada a Exposição de Artes Têxteis – Entre Tramas

por: Vanessa Miranda
Dia 10 de Março foi inaugurada a Exposição de Artes Têxteis – Entre Tramas
Museu de Lanifícios

De 10 de Março a 13 de Maio está em exibição a Exposição de Artes Têxteis Entre Tramas.

Junta-se em cena na Galeria de Exposições da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios da UBI um beirã e uma alentejana, que juntas se prepararam para mostrar ao mundo as suas técnicas e criações têxteis muito peculiares. É um encontro entre o amor e os têxteis.

 

A exposição é na sua essência um acto de comunicação entre fios e as mãos das artesãs, que em perfeita harmonia se entrelaçam. Inspiradas nas tradições, fibras naturais, na moda e na história dos têxteis, Lídia e Fátima mostram peças únicas e belas.

Nascida a 07 de Maio de 1961, a beirã, Fátima Nina produz formas escultóricas onde os tecidos de linho, algodão ou lã, recolhidos de arcas de um passado sem promessa de retorno ao mundo dos têxteis, são reciclados e apresentados como roupagens que dão vida a personagens em figuras aperfeiçoadas.

 

Por sua vez, a alentejana, Lídia Carneiro da Cunha, nascida a 07 de abril de 1960, prefere o tear manual usando fibras oriundas de lamas andinas. Lídia inspira-se na tradição da cultura andina e no moderno para criar peças únicas e exclusivas.

Nas peças de ambas são refletidos os pensamentos intermináveis e as emoções que se entrelaçam nos fios, no conduzir da peça.

 

A entrada na exposição é livre, gratuita e para todas as idades. Pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 13h e das 14h30 às 18h.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways