Pinhais Inaugura Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour”

Pinhais Inaugura Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour”
Echo Boomer

Projecto pioneiro nasce para contribuir para a conservação e valorização do legado da indústria conserveira.

A Pinhais, conserveira centenária, inaugura o “Conservas Pinhais Factory Tour”, um Museu-Vivo pioneiro da indústria conserveira, vocacionado para perpectuar o legado desta indústria viva.

Com instalação na fábrica da Pinhais, que, em 2020, foi classificada como edifício de Interesse Municipal, este é um projecto único no panorama do turismo nacional e internacional, que proporcionará uma verdadeira experiência imersiva sobre todas as fases do método de produção tradicional, que se mantém inalterado desde 1920.

Segundo a directora de marketing da Pinhais “o conceito de Museu-Vivo só faz sentido existir na Pinhais pois, para além do espólio, arquitetura e filosofia, orgulha-se em manter, desde 1920, um método tradicional raro em toda a sua produção, representando a génese do sector, tal como era há 100 anos”.

Localizado no histórico edifício na Avenida Menéres, o projecto foi delineado com o objectivo de promover a comunidade local e o turismo.

Delineadas para todas as faixas etárias, as visitas de cerca de 60 minutos ao Museu-Vivo serão guiadas por mediadores culturais, que convidam a descobrir a história da indústria conserveira, as raízes da Pinhais e de todas as suas marcas, nomeadamente a mais internacional, a NURI. Além de descobrir a fábrica e o seu espólio, cada visitante é convidado a embrulhar a sua própria lata, usando as técnicas das artesãs. As visitas incluem ainda uma degustação e uma passagem pela loja que reúne conservas e peças de colecção.

Com particular interesse para a comunidade local, até pelo impacto histórico que a Pinhais tem na região, o Museu-Vivo pretende também ser local de visita para os estrangeiros. Não obstante o turismo cultural e histórico, o projecto alia o turismo gastronómico, principal motivo de visita de muitos turistas à região e, dada a presença da Pinhais em vários mercados além-fronteiras, é expectável o interesse dos mercados austríaco, norte-americano, espanhol, francês, alemão e italiano.

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade