Malta ganha o primeiro Guia Michelin da ilha

por: Zita Ferreira Braga

A Michelin lançou o primeiro Guia Michelin de Malta anunciando em simultâneo os vencedores das primeiras estrelas Michelin da ilha.



Este Guia destaca os melhores restaurantes do país, a variedade de estilos de culinária e os highlights nas ilhas de Malta, Gozo e Comino.

Fundada no final do século XIX, a Michelin mantém-se como referência internacional há mais de 120 anos, identificando alguns dos melhores restaurantes de todo o mundo.

Localizada no coração do Mediterrâneo, Malta destaca-se cada vez mais “como um destino gastronómico apresentando uma enorme variedade de pratos típicos que aliam as diversas influências das inúmeras civilizações que ocuparam a ilha”.

Com o objectivo de enaltecer a história gastronómica do país, “a Autoridade de Turismo de Malta tem feito um trabalho cuidado em defender uma gastronomia local e sustentável, que aposta nos métodos tradicionais aliados à modernidade.

Os vencedores das primeiras Estrelas são:

  • De Mondion – Chef Kevin Bonello
  • Noni – Chef Jonathan Brincat
  • Under Grain – Chef Victor Borg

Segundo a ministra do Turismo e Defesa do Consumidor de Malta, Julia Farrugia Portelli: “As primeiras estrelas Michelin aos restaurantes malteses são uma conquista para Malta e vêm ao encontro do objectivo do governo em atrair mais consumo no país durante os próximos anos. A gastronomia tornou-se uma componente extremamente importante em qualquer destino e uma experiência chave para todos os turistas.”


O Presidente da Autoridade de Turismo de Malta, Dr. Gavin Gulia, comentou: “Para a ATM esta primeira edição do Guia Michelin de Malta significa um claro amadurecimento dos nossos restaurantes e da qualidade dos mesmos. A gastronomia é um pilar fundamental para a maturação da oferta turística do país. Ter os primeiros restaurantes com estrela Michelin na ilha significa que estamos a caminhar na direção certa”.


O Director Internacional dos Guias Michelin, Gwendal Pullennec, não esconde o seu entusiasmo em lançar a primeira seção maltesa, afirmando: “O panorama gastronómico maltes reúne talentos dignos de serem descobertos por foodies de todo o mundo. Localizado no centro do Mediterrâneo, Malta é um destino cultural muito atraente, com uma gastronomia única, que combina na perfeição várias influências europeias e tradições locais”.

Para ver a seleção completa de restaurantes nomeados no Guia Michelin em Malta, visite:

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade