Praias de Olhão já têm a bandeira azul a flutuar nos céus

por: Zita Ferreira Braga

As quatro praias do concelho de Olhão já hastearam a Bandeira Azul 2019, a garantia da “qualidade das suas águas, areais e apoios de praia para esta época balnear.


A praia Fuseta-Mar está este ano completamente renovada com novos passadiços, posto médico e casas de banho. Também a área não concessionada está maior e acolhe os veraneantes logo que chegam à praia.


As praias Armona-Mar, Armona-Ria, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria, ou seja, todas as que se situam no concelho de Olhão “estão em condições para receber os turistas que nos visitam este ano, oferecendo toda a qualidade e paisagens fantásticas das nossas ilhas. Prova disso é a atribuição da Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa, a todas as praias do nosso concelho”, refere António Camacho, vereador da Câmara Municipal de Olhão responsável pelo Ambiente.


O autarca, que esta semana visitou todas as zonas balneares para içar as respectivas bandeiras, foi acompanhado por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, Administração Regional de Saúde do Algarve, Capitania do Porto de Olhão e Delegação Marítima da Fuseta. Estas entidades, em colaboração com a Autarquia, que agora tem a gestão das praias, “zelam para que toda a época balnear decorra sem incidentes nas zonas balneares do concelho.”


As obras na praia Fuseta-Mar, que incluíram a reconstituição do cordão dunar e novas passadeiras com mais espaço para circulação e zonas de paragem com sombras, estiveram a cargo da Sociedade Polis Ria Formosa.


As quatro praias do concelho de Olhão cumprem os vários critérios exigíveis para que a Bandeira Azul seja atribuída, ou seja “informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos e segurança e serviços.”

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade