Museu de Arte Popular acolhe “A Revolta dos Legumes”

por: Zita Ferreira Braga

Aldeias do Xisto e Museu de Arte Popular destacam património cerâmico em oficina tradicional apresentando “A Revolta dos Legumes

 

Inserido no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018, as Aldeias do Xisto e o Museu de Arte Popular vão realizar a oficina de cerâmica “A revolta dos legumes”.

Uma oportunidade para todos os participantes desvendarem as diversas fases do processo cerâmico e conhecerem este importante património da cultura portuguesa. Quem arrisca participar nesta “revolta”?

Entre 28 e 30 de Setembro, as Aldeias do Xisto e o Museu de Arte Popular vão levar a cabo a oficina “A revolta dos legumes”.

Dirigida a adultos e famílias, esta é uma iniciativa aberta “na qual ceramistas que integram o projecto "Agricultura Lusitana" (actualmente em exposição no Museu) partilham saberes, mostram ao público as várias fases do processo cerâmico e demonstram como se chegou à peça produzida a partir de moldes de legumes das Aldeias do Xisto.


A decorrer no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018, a oficina “A revolta dos legumes” vai assim permitir não só que o público interaja com uma das artes mais importantes do nosso país, mas também, como sublinha Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, “destacar a importância de acolher e estimular nos territórios a criatividade, a inovação e a reinvenção da cultura que permitem que o património cultural se mantenha vivo. É essa, no fundo, a principal mensagem que as Aldeias do Xisto e o Museu de Arte Popular querem transmitir com esta iniciativa e com a exposição Agricultura Lusitana.”

Paulo Costa, director do Museu de Arte Popular, destacou “a importância de chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico. Esta oficina, integrada no programa alargado de iniciativas deste Museu, vai decerto contribuir para os objetivos de protecção, valorização e promoção do património cultural europeu que a Comissão Europeia delineou para este ano.”

A oficina “A revolta dos legumes” é gratuita e decorrerá no Museu de Arte Popular em Lisboa, em dois horários distintos: manhã (11:00 – 12:30); e tarde (14:30 – 17:30).

Agricultura Lusitana


“Agricultura Lusitana 2015-18” é uma exposição que nos transporta para o território das Aldeias do Xisto, apontando caminhos para o desenvolvimento rural a partir das relações “Craft+Design+identidade”. Integra peças de craft+design contemporâneo que interpretam o saber fazer, a memória e a identidade cultural portuguesa, fruto de um trabalho realizado por cerca de 150 pessoas, entre as quais artesãos de todo o país e os alunos e professores de nove escolas superiores de design, que assinam os objetos em exposição. O projeto tem conceção e organização da ADXTUR, sendo a orientação criativa do designer João Nunes.

Enquadrada na programação da DGPC alusiva à celebração do Ano Europeu do Património Cultural, a apresentação desta mostra no Museu de Arte Popular (MAP) deve ser entendida numa perspetiva mais ampla, como resultado de uma estratégia de valorização do património rural, em que salvaguarda e inovação assumem idêntico protagonismo.

“Agricultura Lusitana 2015-18” encerra uma trilogia iniciada com os projetos “Água Musa” (2013) e “L4Craft” (2014), cuja temática assenta na relação “Craft+Design+Identidade”, e que tiveram como laboratório as 27 Aldeias do Xisto.

As instalações e os novos objetos desenvolvidos no seu âmbito evidenciam as distintas inspirações e interpretações dos respetivos criadores, expressas quer na reelaboração sobre formas, matérias ou técnicas tradicionais, quer na pura convocação de símbolos da ruralidade ou da sua transformação. A exposição interpela-nos também sobre alguns dos desafios que se colocam atualmente às comunidades das Aldeias do Xisto.

A exposição “Agricultura Lusitana 2015-18” está patente ao público até 30 de dezembro de 2018, de quarta-feira a domingo, no horário 10:00-18:00, à exceção de sábados e domingos, em

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade