Programa Revive lança concurso paro Convento de Santa Clara em Vila do Conde

por: Zita Ferreira Braga

Ao abrigo do programa Revive foi aberto o concurso público para a concessão do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde.

 

O Convento de Santa Clara foi fundado há 700 anos, em 1318, por D. Afonso Sanches e D. Teresa Martins, com o objectivo de acolher senhoras da nobreza com poucos recursos, tendo sido doado, no ano seguinte, à Ordem de Santa Clara. Até final do século XIX foi ocupado pelo convento feminino (irmãs clarissas), tendo mantido função religiosa até 1893, com a morte da última freira.


Está na posse do Estado desde 1834 (ano em que foram extintas as ordens religiosas).
Funcionou posteriormente como reformatório durante vários anos. Está fechado desde 2007, tendo sido sujeito a obras em 2015, a cargo do município de Vila do Conde.

O imóvel, localizado junto ao rio Ave e junto ao centro da cidade, está em vias de ser classificado como Monumento Nacional.

A área a concessionar abrange o edifício, o pátio e os espaços verdes adjacentes. O imóvel será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos. Poderá integrar uma componente de formação “on-job” ou de estágios, que será majorada para efeitos de adjudicação.”, refere a nota de imprensa


O Convento de Santa Clara é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais.
Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.”

Este é o sétimo concurso a ser lançado no âmbito do Revive.


O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirma que “vai ser concessionado um imóvel icónico de Vila do Conde, que dispõe de uma localização privilegiada na cidade, junto ao rio e ao mar, que será um importante factor de geração de riqueza para a economia local e de criação de postos de trabalho”.


O Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, congratula-se “por estarem agora reunidas as condições para que este grandioso monumento seja devidamente reabilitado, assim como garantida a sua manutenção futura e a sua fruição pública. A população de Vila de Conde vê assim protegido o Convento de Santa Clara, monumento emblemático da cidade”.

Os investidores interessados têm agora 90 dias para se candidatarem.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade