“Um Museu do Outro Mundo” de José Guimarães no Museu do Oriente

por: Zita Ferreira Braga

Nesta quinta feira 15 de Março, o Presidente da República inaugura, no Museu do Oriente a exposição de José de Guimarães, “Um Museu do Outro Mundo”.  

 

José de Guimarães concebeu uma intervenção inédita e específica para o Museu do Oriente, que tem como ponto de partida o espólio do museu em articulação e diálogo com algumas peças originais do artista, obras da sua colecção de arte chinesa, assim como outros objectos e imagens que constituem o universo de referências do autor.

O resultado é “Um Museu do Outro Mundo - José de Guimarães nos 30 Anos da Fundação Oriente e nos 10 Anos do Museu do Oriente”, que é hoje inaugurada, pelas 18:00, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


Composta por 150 peças - que incluem objectos da colecção Kwon On do Museu do Oriente, obras da autoria de José de Guimarães, “criadas propositadamente para esta mostra, bronzes, jades e terracotas chinesas da colecção privada do artista -, esta exposição reflecte sobre o museu enquanto espaço de alteridade, em permanente troca e diálogo com a estranheza e a familiaridade entre a arte e a vida, o museu e o mundo.


Pelas 18:00, no Museu do Oriente, inauguração da exposição “Um Museu do Outro Mundo” que contará também com a presença do Ministro da Cultura.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways