“Ainda um lugar” uma Exposição na Casa Museu Medeiros e Almeida

por: Zita Ferreira Braga

 “Ainda um lugar”, uma exposição que representa diferentes formas de olhar a paisagem estará patente ao público na Casa-Museu Medeiros e Almeida de 06 a 31 de Março, com entrada livre.

 

Pelas mãos de Daniel Moreira e Rita Castro Neves, chega à Galeria de Exposições Temporárias da Casa-Museu Medeiros e Almeida, a exposição “Ainda, um lugar”.

 “O que significa conhecer um lugar? Qual o caminho para o conseguirmos representar?” é o que se procura descobrir com este projeto que estará patente de 06 a 31 de Março.

Em “Ainda, um lugar”, os artistas partem da tentativa de conhecer uma curva, de uma estrada, da paisagem alentejana, através de desenhos, vídeo, caixas de luz, projecções e fotografias. “Exploram as várias possibilidades, refazendo em cada peça, as tentativas de conhecer um lugar, que não se consegue fixar.”


A exposição expande um projecto, espalhado no tempo, como um tempo que se possa exprimir numa distância. Através de aproximações e afastamentos, de noite e de dia, a diferentes horas e formatos, criando novos caminhos e um novo percurso, revelam o carácter subjectivo da proposta, no fazer e refazer (da estrada e do trabalho artístico) num diálogo a duas vozes.


Daniel Moreira e Rita Castro Neves vivem e trabalham no Porto, com percursos expositivos separados. Desde 2015 colaboram a propósito da representação da paisagem, que reflectem com desenho, fotografia, vídeo e instalação. Para estes artistas, esta exposição apresenta “um lugar que inspira o projecto, a investigação de como o representar e a exposição de uma estrada, de diferentes olhares em vários formatos”.


Daniel Moreira (www.danielmoreira.net) é licenciado em Arquitectura, iniciando em 2000 um percurso multidisciplinar entre a arquitectura e as artes plásticas.

Rita Castro Neves (www.ritacastoneves.com) após terminar o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co em Lisboa e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art de Londres, iniciou uma actividade artística regular, de docência (actualmente na Faculdade de Belas Arte do Porto) e de curadoria (sobretudo na área da performance).

O texto da exposição é da autoria de Gabriela Vaz-Pinheiro.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade