Oeiras perto de recuperar o Convento da Cartuxa

Oeiras perto de recuperar o Convento da Cartuxa
Divulgação

Depois de várias tentativas, a Câmara Municipal de Oeiras vai ver recuperados Igreja e Convento da Cartuxa, em evidente estado de abandono e degradação



Há muito que a Câmara Municipal de Oeiras tem feito saber, junto das entidades competentes, a sua preocupação pelo “estado de degradação e abandono em que se encontra o conjunto edificado da Igreja, Convento da Cartuxa e construções dependentes, bem como das suas áreas verdes.”, finalmente a Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) homologou as condições de cedência de utilização deste património ao Município, ao abrigo do Regime Jurídico do Património Imobiliário Público, por um período de 42 anos. Isto significa que após ser formalizada a assinatura do Auto de Cedência entre as duas entidades, o que acontecerá em breve, será possível começar a salvaguarda deste património histórico e cultural, criando condições para o seu usufruto público.

Este conjunto patrimonial carece de intervenção urgente, pelo que a Câmara Municipal de Oeiras como contrapartida desta cedência compromete-se a realizar, ao longo de 10 anos, obras de requalificação e restauro, que totalizam 7.120.000 €.


Para dar seguimento a esta ambição, o Executivo Municipal já aprovou os termos e condições de cedência, homologados pela DGTF bem como o montante para a realização das obras de requalificação e restauro deste conjunto tão relevante para a identidade cultural do concelho.


Nota: o Convento da Cartuxa, em Laveiras, terá sido cedido pelo Papa Clemente VI à Ordem de S. Bruno, logo no início do século XVII.

iconográfica, bem como, numa integração visual do conjunto.

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade