Aventureiros em duas rodas à conquista das Aldeias Históricas de Portugal

por: Zita Ferreira Braga

É já a partir deste sábado, 14 de Setembro, que os participantes do desafio The Castles Quest, pedalando uma bicicleta partem à descoberta das Aldeias Históricas de Portugal.


Esta é a terceira edição de um evento que não é uma prova, mas uma aventura, “em que a diversão, o companheirismo e a fruição das paisagens” surgem em primeiro lugar.

Dado o sucesso  das duas edições anteriores, “são cada vez mais os aventureiros em contagem decrescente para a próxima aventura The Castles Quest”.


Para esta terceira edição, que decorre de 14 a 22 de Setembro, cerca de 40 bicicletas vão percorrer os caminhos da GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas, um percurso circular que passa pelas 12 Aldeias Históricas de Portugal.
“À semelhança dos cavaleiros medievais, irão conquistar castelos, fortalezas e aldeias, com a única diferença a ser a forma de locomoção: bicicletas BTT em vez de cavalos. Serão 560 quilómetros repletos de cariz histórico que vão ficar na memória de quem os pedalar.”

O The Castles Quest é um desafio estimulante. Não é uma competição, pois não há vencedores ou vencidos, mas uma missão a cumprir.

O percurso a efectuar é percorrido ao ritmo de cada um, mas para o desafio se considerar completo e com sucesso, os “cavaleiros” necessitam de passar por pontos pré-definidos nas 12 Aldeias Históricas de Portugal, tendo um limite máximo de tempo para o fazer.


Mas o The Castles Quest é também uma oportunidade única para conhecer e imergir na vida quotidiana destes territórios, partilhando experiências e ouvindo estórias contadas na primeira pessoa.

Em relação às edições anteriores, este ano a grande novidade está relacionada com uma melhoria significativa do traçado e dos serviços disponíveis ao longo de todo o percurso.
A sinalética da GR22 e das rotas circundantes foi aperfeiçoada, com o objectivo de dar a conhecer os vários percursos e pontos de interesse turístico nas 12 aldeias.
Desta forma, os participantes do The Castles Quest vão poder usufruir, ainda mais, desta experiência única, descobrindo os mil e um encantos das Aldeias Históricas de Portugal e das suas envolvências naturais e paisagísticas.

O The Castles Quest é um evento que obedece a todos os requisitos internacionais de sustentabilidade, a nível da preservação da natureza e do património. Essa preocupação é, aliás, uma prioridade para a rede de Aldeias Históricas de Portugal, que tem procurado assegurar a sustentabilidade de todos os eventos que organiza.

Recorde-se que as Aldeias Históricas de Portugal são o “primeiro destino em rede a nível mundial e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE© Destination.
 A organização pretende que o The Castles Quest receba igualmente o selo BIOSPHERE© Events, que certifica precisamente a sustentabilidade do evento.

O The Castles Quest é uma aventura efectuada em total autossuficiência, “que pode ser vivida a solo ou em equipas, e que põe à prova a resistência e o sentido de orientação dos ciclistas.”

O desafio é percorrer centenas de quilómetros, numa filosofia de bikepacking, em locais de elevado interesse histórico, como são os territórios das Aldeias Históricas de Portugal. “O percurso pode ser dividido, podendo cada elemento da equipa fazer uma parte do mesmo.”

Há duas formas de enfrentar o desafio: uma aventura de oito dias, que começa no dia 14 de Setembro e que tem como limite o final do dia 22 de Setembro; e uma aventura mais curta, de quatro dias, entre 19 e 22 de Setembro.

A aventura de oito dias é um percurso circular, de 560 quilómetros, que acompanha a GR22. Começa e termina na Aldeia Histórica de Sortelha e a missão dos participantes será “conquistar” as 12 Aldeias Históricas de Portugal.
Depois de Sortelha, o percurso segue por Castelo Mendo, Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso, Linhares da Beira, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto e Belmonte, regressando a Sortelha.

Os participantes da aventura de quatro dias irão também pedalar pela GR22, durante cerca de 330 quilómetros. A partida e a chegada serão igualmente em Sortelha, passando os “cavaleiros” por outras cinco Aldeias Históricas de Portugal: Belmonte, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto.

As diferentes possibilidades de dormida, refeição e serviços complementares serão disponibilizadas antecipadamente aos participantes, através do "Adventure Guide". E, apesar de a aventura ter como conceito-base a autossuficiência, a organização disponibiliza ferramentas que permitirão realizá-la em segurança, inserida numa estrutura de acompanhamento.


As inscrições já estão fechadas mas toda a informação sobre o evento pode ser consultada em .


O The Castles Quest é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways