"Amanhã há mais" de Tilman Rammstedt e outros autores na Noite da Literatura Europeia

por: Zita Ferreira Braga

No dia 24 de Junho, entre as 18:30 e as 23:30, a zona do Carmo/Trindade volta a acolher o serão literário mais intenso da capital.

A Noite da Literatura Europeia, organizada pela EUNIC Portugal, convida os participantes a conhecer algumas das obras que marcam a literatura europeia contemporânea.


Nesta 5.ª edição, estarão representados 11 autores de 11 países europeus, que serão lidos e interpretados por actores portugueses em locais carismáticos da cidade.


O Goethe-Institut irá apresentar excertos do romance “Morgen mehr” (Amanhã há mais) do autor alemão Tilman Rammstedt, interpretados pelo actor Ulisses Ceia no pátio do Quartel do Carmo da GNR.


“Morgen Mehr” (Amanhã há mais). Paris, em 1972.
O narrador anseia por começar a sua vida. Mas há um pequeno problema: ainda não nasceu. Na verdade, ainda nem sequer foi concebido. Os seus futuros pais não se conhecem, estão a mil quilómetros de distância e têm, por agora, outros problemas com que lidar: a mãe está em Marselha, prestes a ser seduzida por um francês, e o pai acabou de ser atirado ao rio Main, às portas de Frankfurt, com botas de cimento nos pés, sem saber como se vai soltar. A vida do narrador parece estar em perigo, mas decide não perder a esperança, preferindo acompanhar a divertida jornada dos seus pais até a capital francesa onde, espera, possa vir a começar a sua própria história.”


Tilman Rammstedt nasceu em Bielefeld, em 1975. Vive actualmente em Berlim. “Erledigungen vor der Feier”, o seu romance de estreia, foi publicado em 2003. Seguiram-se os romances “Wir bleiben in der Nähe” (2005), “Der Kaiser von China” (2008) e “Die Abenteuer meines ehemaligen Bankberaters” (2012).

O seu romance mais recente, “Morgen mehr” (Amanhã há mais), foi publicado originalmente em capítulos semanais na internet, entre Janeiro e Abril de 2016, antes da publicação oficial em livro. Rammstedt recebeu diversos prémios literários ao longo da sua carreira, incluindo o Prémio Ingeborg Bachmann e o Prémio Annette von Droste Hülshoff.

Ulisses Ceia nasceu em Lisboa, em 1980. Concluiu o curso de interpretação na Escola Superior de Teatro e Cinema em 2001 e iniciou a carreira profissional no Teatro Experimental de Cascais sob a orientação de Carlos Avilez.
Em 2003 viajou para Londres, onde acabou por residir durante quatro anos, frequentando diversos cursos e workshops de teatro.
Pertence, desde 2011, ao elenco do Teatro Educa, e trabalha regularmente com as companhias de teatro Artelier e This is That.
Em 2014, estreou-se como encenador com A Volta ao Mundo em 80 Dias da companhia de teatro Byfurcação.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade