Morreu Maria Helena da Rocha Pereira, a primeira mulher Doutorada

por: António Manuel Teixeira

A primeira mulher doutorada em Portugal, Maria Helena da Rocha Pereira, especialista em estudos clássicos e professora jubilada da Universidade de Coimbra, morreu hoje, aos 91 anos.

A professora Maria Helena da Rocha Pereira foi a primeira mulher doutorada e a primeira professora catedrática da Universidade de Coimbra, era natural do Porto e aí residia desde que se jubilou.

Especialista em estudos literários, línguas e literaturas clássicas e cultura e literatura gregas, Maria Helena da Rocha Pereira foi autora de centenas de publicações, entre livros, traduções, monografias e artigos enciclopédicos, de acordo com a página electrónica da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde começou a leccionar em 1951.

Maria Helena da Rocha Pereira foi também professora na Universidade do Porto, onde deu aulas de latim e grego antigo, entre 1948 e 1957.

Em 1964 tornou-se na primeira professora catedrática da Universidade de Coimbra, regendo literatura grega.

Sócia efectiva, desde 1991, da Academia das Ciências de Lisboa, Rocha Pereira fez também parte de diversas outras academias e sociedades científicas portuguesas e estrangeiras.

Era uma referência absoluta em Portugal e fora do país. Estudou, reflectiu e publicou como poucos sobre as influências clássicas na literatura e cultura portuguesas. Grande filóloga, não se eximiu às polémicas e defendeu o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

A catedrática ocupou cargos como os de vice-reitora da Universidade de Coimbra e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras, foi directora dos institutos de Arqueologia e de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra e directora das revistas Biblos e Humanitas.

Distinguida com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada e doutorada honoris causa pela Universidade de Lisboa, Maria Helena da Rocha Pereira também recebeu o prémio Ensaio do Pen Clube Português.

Foi ainda homenageada com outros galardões como o Grande Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Universidade de Coimbra, Prémio Eduardo Lourenço e Prémio Jacinto do Prado Coelho, entre outros.

As cerimónias fúnebres de Maria Helena da Rocha Pereira realizam-se a partir das 15:00 de 11 de Abril na igreja da Lapa, no Porto.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways