Frederico Lourenço vence Prémio Pessoa 2016

por: Zita Ferreira Braga

Frederico Lourenço, o vencedor do prémio Pessoa 2016 é escritor e tradutor e grande especialista de Línguas e Literaturas Clássicas, em particular de Grego.

Frederico Maria Bio Lourenço nasceu em Lisboa, em 1963.
Fez a instrução primária em Inglaterra (Oxford), onde a família viveu entre 1965 e 1973. Frequentou o Lycée Français Charles Lepierre de Lisboa, mas resolveu dedicar-se ao estudo da música, na Academia dos Amadores de Música, Conservatório Nacional; mais tarde Escola Superior de Música de Lisboa e da língua alemã, com explicadores e por conta própria desde os 12 anos e depois no Goethe Institut de Lisboa e por isso fez o ensino secundário como auto-proposto.

Licenciou-se, em 1988, em Línguas e Literaturas Clássicas na Universidade de Lisboa, onde mais tarde se doutorou com uma tese sobre os cantos líricos de Eurípides, tendo sido aprovado por unanimidade por um júri que incluiu Maria Helena da Rocha Pereira (Universidade de Coimbra) e James Diggle (Universidade de Cambridge).

A tese foi publicada com o título "The Lyric Metres of Euripidean Drama" (Coimbra, Classica Digitalia, 2011).
De 1989 a 2009 foi docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Desde Novembro de 2009 é professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Tendo-se dedicado durante anos ao estudo e tradução da poesia grega (com destaque para Homero), começou a voltar-se para outros interesses a partir de 2007: Estudos Bizantinos, Germanística e História da Dança.


Em 10 Abril de 2008, estreou, com grande êxito, tanto junto da crítica como do público, no Teatro da Cornucópia de Lisboa, a sua versão da peça “Don Carlos” de Friedrich Schiller, com encenação de Luis Miguel Cintra.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade