Espólio de José Saramago doado à Biblioteca Nacional de Portugal

por: Zita Ferreira Braga

Por vontade do Nobel da Literatura será doado à biblioteca Nacional o seu espólio, numa cerimónia que terá lugar a 10 de Dezembro.

No dia 10 de Dezembro, quando passam 18 anos da entrega do Prémio Nobel a José Saramago, terá lugar na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) um acto formal de entrega do Espólio de José Saramago à BNP.
Desta forma, dá-se seguimento à vontade do escritor quando, antes e depois do Prémio Nobel, entregou à BNP alguns documentos, entre eles o original de “O Ano da Morte de Ricardo Reis” e o Diploma do Nobel.

Para aqueles a quem cabe continuar José Saramago, família e fundação, esta era a sua vontade e será respeitada” diz Pilar del Río, presidenta da FJS. e mulher do escritor

Trata-se de uma doação sem contrapartidas financeiras. O espólio podia ter sido vendido a instituições privadas, mas fica em Portugal tornando os portugueses, de alguma forma, seus herdeiros.
A BNP assegurará o tratamento, conservação e disponibilização para investigadores e sempre em colaboração com a Fundação José Saramago.

Serão doados originais, sejam manuscritos e dactilografados, de romances do escritor, assim como correspondência trocada com amigos e outros escritores e ainda cadernos de notas preparatórias para os livros, materiais que constituem a oficina de um escritor.

Por enquanto não há previsão de prazos para a conclusão da entrega dos materiais.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade