Pedro Nuno Santos: Ligação Lisboa-Madrid pronta "até final de Dezembro de 2023"

por: António Manuel Teixeira
Pedro Nuno Santos: Ligação Lisboa-Madrid pronta "até final de Dezembro de 2023"
Divulgação

O Governo anunciou hoje estar em construção a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, que estará concluída até Dezembro de 2023, com o objectivo de "ligar o país" e não apenas as capitais portuguesa e espanhola.

"Queria dizer que a ligação entre Lisboa e Madrid está já a ser construída, está em execução. Prevemos, até final de dezembro de 2023, termos uma ligação entre Lisboa e Madrid em alta velocidade", disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, falando numa audição por videoconferência na comissão de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu.

Respondendo a questões dos eurodeputados sobre a aposta na ferrovia, o responsável ressalvou, ainda assim que "há mais país para além das capitais e que, por isso, a ligação Lisboa-Madrid não é a única prioridade do Governo português".

"Nós não nos podemos esquecer em nenhum momento é que, quando estamos a fazer novas linhas de alta velocidade, a par da nova ligação entre as capitais, temos também de ligar o nosso território", insistiu Pedro Nuno Santos.

E, por essa razão, "é que a ligação entre Lisboa e Porto é prioritária para o Governo português e para Portugal", adiantou o ministro.

O protejo da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, que prevê uma velocidade máxima de 350 quilómetros/hora, tem vindo a ser falado há vários anos e foi suspenso em 2011 devido à crise económica de então.

A intervenção de Pedro Nuno Santos foi feita nesta audição à distância para apresentação das prioridades da presidência portuguesa da União Europeia (UE), na qual apontou que "o transporte ferroviário também está a sofrer consequências da pandemia".

Por isso, "temos de o apoiar com a mesma rapidez como fizemos com o sector aéreo", frisou Pedro Nuno Santos, minutos depois de ter defendido o auxílio estatal à TAP por esta ser a companhia aérea de bandeira do país.

Texto: Lusa

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade