Bélgica volta a considera Portugal destino de risco

por: Zita Ferreira Braga
Bélgica volta a considera Portugal destino de risco
Divulgação

Bélgica volta a considera Portugal destino de risco recolocando a área metropolitana de Lisboa e a região centro de Portugal no “vermelho”.



As autoridades belgas aliviaram hoje ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de Portugal no “vermelho”.


Entre as alterações às medidas hoje adoptadas pelas autoridades belgas após uma reunião do Conselho Nacional de Segurança conta-se o fim da interdição de viagens desde as “zonas vermelhas” – classificadas como de alto risco de contágio -, que é substituída por uma recomendação a “desaconselhar fortemente” esses destinos, acompanhada de uma quarentena de sete dias, com um teste ao quinto.


Com a reinclusão da área metropolitana de Lisboa e da região centro na [nova] “lista vermelha”, que entrará em vigor já na sexta-feira, 25 de Setembro, quem chegue a território belga oriundo destas regiões - e tencione permanecer mais de 48 horas -, terá de realizar um teste de despistagem e submeter-se a quarentena.


A Bélgica era o único Estado-membro a proibir viagens de zonas de alto risco dentro da UE, tendo decidido agora abolir esta proibição em nome da “harmonização das regras ao nível europeu”, num momento em que a Comissão Europeia tenta que os Estados-membros adoptem regras comuns e harmonizadas em tudo o que afecte a livre circulação dentro do espaço comunitário.

A alteração mais visível às regras em curso na Bélgica para conter a propagação da covid-19 anunciada é o facto de a utilização de máscara deixar de ser obrigatória ao ar livre na região de Bruxelas.

Em vigor desde 12 de Agosto passado, a obrigatoriedade de utilizar uma máscara de protecção a todo o momento passa a aplicar-se apenas a locais fechados (como estabelecimentos comerciais, cinemas e transportes públicos) ou áreas ao ar livre com uma grande aglomeração de pessoas.


As novas regras surgem paradoxalmente numa altura em que os casos de covid-19 continuam a ‘disparar’ na Bélgica, que na última semana registou uma média de 1.374 casos diários (mais 60% que na semana anterior), e assiste a um aumento contínuo das hospitalizações, com 18 dias consecutivos de subida.
Fonte Lusa

 
 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade